Estratégia da PM baiana será usada no show de Lady Gaga

A cidade do Rio de Janeiro vai importar uma tática típica da folia baiana para garantir a segurança do aguardado show gratuito de Lady Gaga, que acontece neste sábado, 3, na Praia de Copacabana. A apresentação, que deve atrair mais de 1,6 milhão de pessoas, contará com o uso da chamada “fila indiana” de policiais militares — estratégia amplamente utilizada nos circuitos do Carnaval de Salvador para conter tumultos em grandes multidões.A informação foi divulgada pelo jornalista José Norberto Flesch. Em suas redes sociais, Flesch detalhou que a técnica, também conhecida como “Mar Vermelho”, consiste em um grupo de policiais que atravessa o público em formação linear, abrindo caminho à medida que a multidão se afasta para permitir a passagem dos agentes.O método é bastante conhecido dos foliões baianos. Durante o Carnaval de Salvador, é comum a circulação de vídeos que mostram a ação da PM em meio às “pipocas” — nome dado aos blocos sem corda — e aos circuitos lotados. Embora, por vezes, cause tensão no público, a estratégia já protagonizou cenas de leveza e interação. Na folia de 2025, por exemplo, viralizou um vídeo em que uma policial da fila indiana dançava ao som do cantor Saulo, arrancando sorrisos e sendo posteriormente convidada a conhecê-lo nos bastidores.

Leia Também:

Lady Gaga marca presença no Palco A TARDE FM

Lady Gaga no Rio: preços abusivos viram alvo de investigação

Marido de Simone Mendes faz ameaça contra internautas; entenda

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Guia do Soteropobretano (@soteropobretano)
Lady Gaga no Rio de JaneiroA presença de Lady Gaga em Copacabana deve mobilizar uma megaoperação de segurança. A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ abriram um processo administrativo para investigar a locação de imóveis. Nos últimos dias, o público começou a fazer inúmeras denúncias sobre cobranças abusivas de hospedagens por conta do evento ‘Todo Mundo no Rio’.Segundo informações do jornal O Globo, a pasta recebeu indícios de que proprietários cancelaram reservas para renegociar os valores. Com isso, os preços ficaram extremamente superiores aos acordados inicialmente.De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essa é uma prática abusiva. A SEDCON determinou que as plataformas informem quantos proprietários cancelaram reservas ou renegociaram os valores entre 20 de abril e 10 de maio.

Show de Lady Gaga em Copacabana terá tática de segurança usada costumeiramente no Carnaval de Salvador.”Mar Vermelho” consiste em um aglomerado de policiais passando em fila indiana entre as pessoas, que se esquivam para abrir corredor para os agentes.…— José Norberto Flesch (@jnflesch) April 30, 2025

Adicionar aos favoritos o Link permanente.