A Prefeitura de Assú concluiu a programação do Abril Azul com um evento no Centro de Reabilitação Infantil (CRI), voltado à conscientização sobre o transtorno do espectro autista. A ação incluiu atividades com pais, profissionais e crianças, e contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, da APAE e da MAAVA. O secretário adjunto de saúde, Paulinho do Acredito, destacou que o município realizará um curso de qualificação em análise do comportamento aplicado (ABA) para pais, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA).
“Vamos também levar pra mesa do secretário Hamilton pra que a gente possa fazer uma atividade de formação integrada entre as secretarias”, afirmou Paulinho. Ele defendeu que as ações sobre autismo devem ser mantidas ao longo de todo o ano: “Essa tem sido a nossa defesa, para que essa pauta não fique somente no mês de conscientização”, disse ele, em entrevista à TV Princesa Assú.
O encerramento no CRI contou com salas personalizadas voltadas para seletividade alimentar, comunicação alternativa, estímulo sensorial e circuitos de aprendizagem. “Foi muito bonito ver os pais chegando com as crianças, com esse atendimento integrado”, relatou Paulinho, mencionando também a atuação do CAPS, coordenado por Kézia, e do CRI, sob responsabilidade de Elisângela Albano. Os atendimentos foram organizados por nível de suporte, para atender às necessidades individuais dos participantes.
Segundo o secretário adjunto, o trabalho coletivo entre as instituições e a Prefeitura é contínuo. “As duas instituições construíram essa agenda junto conosco. Em 2024, graças à parceria com a Câmara Municipal, foi destinado um montante de emendas para as duas instituições via Secretaria de Saúde, para custear profissionais que fazem o atendimento a essas crianças”.
Paulinho informou que, além da programação do Abril Azul, o município vem ampliando os serviços especializados durante todo o ano. “A gente tem hoje atendimento no centro clínico com mais de 25 especialidades, inclusive neuropediatria, que faz o diagnóstico de crianças autistas. Ampliamos o atendimento de psicólogo infantil no CAPS e de fisioterapeutas no CRI”.
Ele reforçou o compromisso da gestão com a inclusão. “As pessoas com deficiência têm sido prioridades na nossa administração. É garantir que as políticas públicas cheguem como devem chegar. A gente quer trabalhar junto com a assistência, com a educação, fazendo o nosso papel também, que é de acolhimento, que é das terapias no processo de saúde-doença”.
Paulinho agradeceu a equipe da secretaria e à gestão municipal. “A gente tem feito esse trabalho colegiado, coletivo, porque é na coletividade que a gente consegue melhorar a política pública e é isso que a gente quer fazer em nome do nosso prefeito Lula Soares”.