
Estimated reading time: 4 minutos
Os professores do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) integram o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2025. Mais de 80 professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) do NRE deram um passo importante em suas carreiras ao assinarem o Termo de Compromisso participação no PDE deste ano.
Promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), o PDE é uma iniciativa estratégica que visa à formação continuada dos docentes da rede pública estadual. O Programa fortalece a qualidade do ensino em todo o Paraná.
Em 2025, duas mil vagas foram ofertadas para professores de todo o estado, reafirmando o compromisso com a valorização e o desenvolvimento profissional dos educadores.
CONHECIMENTO – O Programa de Desenvolvimento Educacional oferece cursos de especialização em parceria com universidades públicas paranaenses, combinando atividades online e presenciais. O foco é incentivar a implementação de metodologias inovadoras e práticas pedagógicas capazes de transformar o ambiente escolar e impulsionar o desempenho dos estudantes.
Para o professor José Carlos Guimarães, chefe do NRE Toledo, a participação dos docentes no PDE representa um avanço significativo. “O PDE é um importante passo na trajetória dos nossos professores, tanto no aspecto da evolução da carreira quanto no fortalecimento da formação profissional. Ver 81 professores do NRE Toledo integrando essa etapa de formação nos enche de alegria e orgulho”.
Guimarães complementa que a qualificação contínua dos educadores impacta diretamente na qualidade da educação. “A qualidade que oferecemos aos nossos estudantes”, afirma ao acrescentar que a participação expressiva dos professores do NRE Toledo reforça o compromisso da Regional com a excelência na educação pública e com a formação de profissionais ainda mais preparados para os desafios contemporâneos.
ATUALIZAÇÃO – No ano de 2023, 68 professores participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional. Na atual edição, são 81 professores. Guimarães explica que o PDE já existe há vários anos e, ao longo do tempo, passou por atualizações em seu formato.
“A seleção ocorre em duas etapas: uma prova teórica e uma prova didática. A prova didática consiste na apresentação de uma aula, de um Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) ou de um Plano de Ação do Gestor, conforme a área de atuação e inscrição do candidato”, pondera Guimarães.
Ele destaca que o processo avalia tanto os conhecimentos pedagógicos quanto a capacidade de aplicação prática por parte dos professores. “O processo garante que os selecionados estejam preparados para contribuir ativamente com a melhoria da qualidade da educação na rede estadual”.
AÇÕES – As atividades de formação estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano. Elas vão proporcionar aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, refletir sobre suas práticas e promover uma educação cada vez mais qualificada.
Durante esse processo, o chefe do NRE de Toledo salienta que os professores selecionados para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) desenvolvem e implantam projetos pedagógicos diretamente relacionados à sua área de atuação.
“Os projetos são aplicados nas escolas onde atuam, beneficiando diretamente os estudantes e também contribuindo para a formação dos demais profissionais da educação. O maior impacto se dá no cotidiano escolar, por meio da qualificação do trabalho pedagógico e da elevação da qualidade da educação ofertada aos alunos”, relata Guimarães.
RESULTADOS – De acordo com o chefe do NRE de Toledo, o principal resultado esperado dos professores que participam do PDE é o aprimoramento da prática pedagógica, com reflexões mais aprofundadas sobre metodologias de ensino, uso de tecnologias educacionais e, mais recentemente, a incorporação da Inteligência Artificial como aliada no processo de aprendizagem.
“Esse avanço se reflete no dia a dia da sala de aula, impactando positivamente a aprendizagem dos estudantes e promovendo uma educação mais atual, dinâmica e significativa”, finaliza Guimarães.
Da Redação
TOLEDO
O post Mais de 80 professores do NRE de Toledo participarão do PDE apareceu primeiro em Jornal do Oeste.