Senadora Eudócia Caldas preside hoje debate sobre o câncer

Por proposta da senadora Eudócia Caldas (PL-AL), o Senado Federal recebe nesta quarta-feira, 30,  especialistas brasileiros e estrangeiros para debate sobre o surgimento e o avanço das pesquisas relacionadas à vacina contra o câncer, e a possibilidade de adoção do medicamento no Brasil.

A sessão temática está programada para se iniciar às 10 horas e será presidida pela própria Eudócia Caldas, que é médica, com transmissão ao vivo pela TV Senado, no link https://www.youtube.com/@tvsenado. O público poderá interagir enviando perguntas e comentários por meio do canal e-cidadania (https://www12.senado.leg.br/ecidadania).

Diferentemente das vacinas comuns, a vacina contra o câncer foi desenvolvida para ser um tratamento, e não a prevenção. Assim como a vacina da covid-19, a vacina contra o câncer utiliza o mRNA, mas com instruções para que as células do doente produzam proteínas mutantes que destruam as células cancerígenas. 

O evento contará com participação de representantes da Universidade de Queensland (Austrália), Universidade de Oxford (Reino Unido), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Innovax (China), Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital de Amor de Barretos, Faculdade de Medicina da USP, Instituto Butantan, Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

O Senado Federal realizará nesta terça-feira (30) uma sessão de debates temáticos dedicada ao tema das vacinas contra o câncer, com foco nos avanços científicos, desafios de implementação e perspectivas para o futuro dos tratamentos oncológicos. A sessão foi solicitada pela Senadora Dra Eudócia (AL), que também irá presidir o evento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.