Prefeitura retira 7 mil toneladas de resíduos da rede de drenagem em Natal

Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), já retirou cerca de 7 mil toneladas de resíduos da rede de drenagem da capital desde o início das ações de limpeza preventiva, no início do ano.

O serviço vem sendo intensificado nos últimos meses e já alcançou mais de 60 quilômetros de redes e ramais de galerias de águas pluviais, além de 702 bocas de lobo e 131 poços de visita, fortalecendo o sistema de escoamento das águas das chuvas.

O prefeito Paulinho Freire ressalta que os investimentos em prevenção são prioritários na sua gestão, por serem fundamentais para proteger a cidade durante o período chuvoso. “Estamos realizando um trabalho contínuo para preparar Natal e reduzir os impactos das chuvas. Com esse esforço, conseguimos manter o controle sobre a maioria das lagoas de captação, mesmo em dias de grande volume de precipitação. Nosso foco é avançar ainda mais e garantir tranquilidade para a população”, aponta o prefeito.

Os sistemas de drenagem responsáveis pelo escoamento das águas pluviais nas vias urbanas de Natal estão recebendo serviços de manutenção para assegurar seu pleno funcionamento. As equipes da Prefeitura têm atuado nos locais mais críticos das zonas Norte, Leste e Oeste da cidade, com intervenções em bairros como Pajuçara, Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação, Redinha, Potengi, Igapó, Felipe Camarão, Rocas e Passo da Pátria.

Os serviços de limpeza seguem em ritmo acelerado, com caminhões de sucção e hidrojato percorrendo os bairros como parte de uma força-tarefa que visa a garantir segurança e infraestrutura adequada à população de Natal.

A Seinfra utiliza ainda robôs com monitores, que conseguem entrar na rede de drenagem e mostrar, por sistema de vídeo, se há objetos atrapalhando o fluxo em tubos que integram a rede. O processo também indica se é necessário realizar algum reparo e apontará até mesmo se há ligações clandestinas.

A secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, conta que a resposta da população tem sido positiva diante dos resultados visíveis nos bairros. “A cada etapa concluída, percebemos melhorias significativas no escoamento da água. Um exemplo recente foi a intervenção no Pajuçara, onde, após a limpeza das galerias, os moradores já relataram redução nos alagamentos. Continuaremos atuando com nossos equipamentos e equipes para alcançar ainda mais áreas da cidade”, diz a titular da Seinfra.

“Além da obstrução dos tubos e da manutenção dos canais com o auxílio dos robôs, estamos combatendo as ligações clandestinas e fazendo o desbloqueio das tubulações nas redes de esgoto e, com isso, contribuímos para melhorar a qualidade de vida da população”, explica Shirley Cavalcanti.

Operação inclui limpeza de lagoas de captação

Ao todo, Natal possui 82 lagoas de captação de águas pluviais espalhadas por todas as regiões, fundamentais para o controle das águas pluviais. Sete delas já passaram por serviços completos de limpeza: São Conrado, Acaraú, Aliança, Planalto 1, Jardim Primavera, Redinha e Panatis.

Atualmente, os trabalhos estão em andamento na lagoa do Soledade e, nos próximos dias, a equipe dará início à limpeza da lagoa de Cidade Nova. Essas ações fazem parte do plano preventivo para o período chuvoso, com foco na redução de alagamentos e melhoria do escoamento das águas.

A definição das lagoas que passam por limpeza segue um planejamento técnico, com prioridade para aquelas em condições mais críticas. “O processo está sendo feito de forma gradativa. À medida que removemos os resíduos acumulados, a infiltração da água melhora significativamente, reduzindo os riscos de transbordamento”, detalha Shirley Cavalcan

Adicionar aos favoritos o Link permanente.