A Escola Estadual “Roberto Garcia Losz”, no bairro Boa Vista – única escola de Rio Claro que havia se manifestado pelo interesse na adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares lançado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ficou de fora da implantação. A Secretaria da Educação do estado de São Paulo divulgou a lista final das 100 escolas estaduais que vão aderir ao programa a partir do segundo semestre deste ano.
Foram realizadas três rodadas de consulta pública com 302 comunidades que se manifestaram interesse no modelo em 2024. As aprovadas foram as que alcançaram o quórum mínimo e registraram, pelo menos, 50% + um dos votos válidos. Cada voto foi computado apenas uma vez. Ou seja, as unidades que tiverem 2ª e 3ª rodadas só puderam contar com os votos de quem não votou na rodada anterior.
O programa será implantado em unidades de 89 municípios paulistas, incluindo a capital, a região metropolitana, o litoral e o interior. Nas proximidades de Rio Claro, cidades como Piracicaba, Limeira, Brotas, Araras e São Carlos estão na lista; confira:
– Dinah Lúcia Balestrero Professora — Brotas
– Maria Gertrudes Cardoso Rebello Irmã — Limeira
– Abigail de Azevedo Grillo Professor — Piracicaba
– Edson Rontani — Piracicaba
– Yolanda Salles Cabianca Professora — Araras
– Arlindo Bittencourt Professor — São Carlos.
Entenda
Puderam votar mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade; estudantes a partir de 16 anos de idade, ou seus familiares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária. Não é possível o voto do estudante mais o voto do responsável nesse caso; professores e outros profissionais da equipe escolar.
Leia a notícia Escola Estadual “Roberto Garcia Losz” fica de fora da implantação cívico-militar em Jornal Cidade RC.