
Espaço tem capacidade para acolher 20 adolescentes do sexo masculino que estejam cumprindo medidas socioeducativas. 1ª Casa de Semiliberdade para adolescentes do Sul de Minas é inaugurada em Lavras
Foi inaugurada nesta terça-feira (29) em Lavras (MG), a primeira Casa de Semiliberdade do Sul de Minas. O local vai atender adolescentes que estiverem cumprindo medidas socioeducativas determinadas pelo Poder Judiciário.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A unidade conta com salas para reuniões e estudos, oficinas, biblioteca, espaço multiuso e quartos para receber até 20 adolescentes do sexo masculino. Ela será administrada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase).
De acordo com a Sejusp, o valor investido para a adequação e estruturação do espaço foi de R$ 423 mil reais.
Primeira Casa de Semiliberdade do Sul de Minas é inaugurada em Lavras (MG)
Divulgação: Sejusp/MG
Ainda segundo o órgão, Minas Gerais tem 16 casas de semiliberdade ativas, em parceria com a Organização Social PEMSE (Organização social Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas).
Em entrevista à EPTV, afiliada Rede Globo, a superintendente de Gestão Socioeducativa da Sejusp, Ana Luísa Perdigão, explicou sobre o funcionamento da unidade, que acolherá jovens de 12 a 17 anos (veja o vídeo no começo da matéria).
“Como se trata de uma medida de semiliberdade, o adolescente reside na casa, mas tem toda essa interlocução com a comunidade. O adolescente sai para trabalho, para estudo, para cursos profissionalizantes, e aqui dentro ele é atendido por uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogo, atendimento jurídico, o psicólogo, o assistente social, que faz todo esse processo de ressocialização e da volta desse adolescente para a sociedade, que esse é nosso maior compromisso”, pontua a superintendente.
Cerimônia de inauguração da Casa de Semiliberdade em Lavras (MG) aconteceu nesta terça-feira (29)
Divulgação: Sejusp/MG
O que é semiliberdade?
A semiliberdade é uma medida socioeducativa aplicada a adolescentes em conflito com a lei, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É usada quando o jovem comete um ato infracional e precisa cumprir uma punição que combine restrição parcial de liberdade com atividades externas de ressocialização, como estudar ou trabalhar.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas