Faltando duas semanas para o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio – este ano no dia 11 –, o movimento nas lojas já começa a esquentar. Para o varejo, a expectativa é alta: a data deve movimentar cerca de R$ 40 bilhões no país, segundo projeções da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Offerwise.Impulsionados pelo desejo de agradar as mães e por promoções atraentes, muitos consumidores estão adiantando as compras. Dados da pesquisa ‘Dia das Mães 2025: pesquisa, dados e insights’, da Globo – PiniOn, indicam que 71% dos brasileiros pretendem presentear este ano, frente a porcentagem de 58%, do ano passado.Em um shopping localizado na travessa Padre Eutíquio, no bairro Batista Campos, algumas vitrines já estampam as frases “mãe é encanto”, “para o amor mais precioso, uma joia eterna” ou simplesmente “presentes com até 30% de desconto”. Camila Santos, 34, consultora de vendas de uma loja de perfumaria e cosméticos, explica que a marca entrou no clima da data desde meados de abril.“A gente começou a campanha do Dia das Mães no dia 14 de abril. Antecipamos justamente porque muita gente gosta de garantir o presente com calma”. Segundo ela, os kits preparados para a data variam entre R$159 e R$350. “Separados, comprados um a um, por exemplo, o de R$159 sairia por R$200; então, o cliente já percebe que vale a pena antecipar”.Nas famílias, a tradição também é de preparo e carinho. Juliana Damasceno já garantiu o presente para sua mãe, dona Neuza, de 75 anos. “Já comprei um kit de perfume, e está lá em casa, guardadinho. Eu não gosto de deixar para cima da hora porque fica aquele sufoco; às vezes a gente só consegue comprar o que restou”, contou. Na sua família, o Dia das Mães é comemorado com café da manhã e almoço especial em família. “A mamãe gosta dos dois: da família reunida e de ganhar presente”, brincou.No último domingo (27), a filha de Neuza, Juliana Damasceno, de 25 anos, estava de olho em algumas vitrines do shopping. “Eu sempre tento conciliar o gosto da pessoa com o meu preço. Acho que vou optar por cosméticos”, afirmou a estudante de engenharia de materiais, que já guarda dinheiro antecipadamente para a data.Enquanto alguns consumidores se antecipam, outros ainda estão em fase de pesquisa. A professora Rejane Cruz, 38 , saiu do bairro do Guamá com a filha Letícia, de 10 anos, para procurar o presente ideal para sua mãe. “Geralmente, eu dou perfume, mas este ano ela me pediu um sapato. Estou olhando, ainda, para encontrar o modelo certo”, comentou. Organizada, Rejane disse que já tinha reservado dinheiro para a ocasião. “Eu me planejo, não gosto de parcelar”.Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsappMAIS SOBRE A PESQUISAA pesquisa da Globo aponta que 61% dos consumidores brasileiros pretendem comprar os presentes em lojas físicas, aproveitando a oportunidade para tocar, testar e escolher com mais segurança. E, mesmo em meio à variedade de opções, o preço segue sendo o principal critério de escolha para 2025. Além disso, 49% esperam gastar de R$51 a R$200.O levantamento também revelou alguns dos itens que as mães gostariam de ganhar viagens (30%), perfumes e cosméticos (22%), roupas (17%), refeição especial fora de casa (13%), flores (11%), algo simbólico/feito por mim/pelo meu filho (11%), celular/smartphone (11%), e vale presente (11%); já os filhos pretendem comprar perfumes e cosméticos (37%), roupas (22%), chocolates/doces (15%), refeição especial fora de casa (12%), e sapatos (12%).Os mais planejados pretendem adquirir com, aproximadamente, 15 dias de antecedência (35%), outros com 1 mês de antecedência (23%), abrindo oportunidade para as compras online. Outros pretendem deixar para a semana do Dia das Mães (23%) ou para um a véspera da data (6%), precisando recorrer às lojas físicas.
Mais de 70% dos brasileiros pretendem presentear as mães
Adicionar aos favoritos o Link permanente.