Antiga nave soviética vai despencar na Terra após 53 anos vagando pelo espaço

Entre os dias 8 e 11 de maio, uma nave soviética lançada em março de 1972 pode retornar à Terra depois de 53 anos girando em torno do planeta. Isso é o que indica um comunicado do observador de satélites Marco Langbroek, da Universidade Técnica de Delft, na Holanda. A previsão mais recente de entrada do objeto é para o dia 10 de maio às 03:01 no horário de Brasília.

Os restos do Kosmos 482 vagam pelo espaço desde seu lançamento fracassado. A nave era uma tentativa de sonda de Vênus correspondente à missão Verena. Quando lançada, a parte superior do propulsor foi interrompida antes do esperado. Assim, ele se soltou da carga útil, que foi abandonada em órbita.

A queda do objeto na Terra pode ter uma velocidade final de 233 km/h em direção ao solo ou ao oceano, mas a localização onde a nave pode cair ainda é um mistério.

A sonda tinha um paraquedas para entrar na atmosfera de Vênus, mas o pesquisador não acredita que ele funcionaria agora e que, se a nave sobreviver à entrada na Terra, ela cairia com força.

Para que pudesse chegar bem à superfície de Vênus, a nave foi construída para suportar a aceleração, as altas pressões e o calor extremo do planeta. “Com uma massa de pouco menos de 500 kg e tamanho de 1 metro, os riscos são semelhantes aos de um impacto de meteorito”, disse Langbroek em seu blog. “Os riscos envolvidos não são particularmente altos, mas não são zero.”

O pesquisador criou um modelo de reentrada para a nave no TU Delft Astrodynamics Toolbox (TUDAT), um software de Astrodinâmica de código aberto desenvolvido na Faculdade Aeroespacial da Universidade Técnica de Delft. Foi por meio dele que as previsões foram feitas e, posteriormente, publicadas em seu blog, focado nas observações feitas a partir da estação de rastreamento de satélites localizada em Leiden, na Holanda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.