
Estimated reading time: 4 minutos
Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a relevância de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a Campanha Abril Verde aborda o assunto. A escolha do mês está ligada ao dia 28 de abril, data em que se celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Neste contexto, as atividades de fisioterapia estão dentro de um dos serviços que podem ser prestados aos trabalhadores.
A atuação do profissional de fisioterapia tem se tornado, cada vez mais, indispensável dentro das empresas e das indústrias. Prova disso, é a existência da especialidade profissional de fisioterapia do trabalho, reconhecida pelo Conselho Profissional após obtida a aprovação em uma prova realizada junto a Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (Abrafit).
De acordo com o fisioterapeuta Márcio Rahn, as ações vão muito além das atividades de ginástica laboral ou de cuidar dos tipos de cadeiras nas empresas. “Por ser um profissional de múltiplas habilidades, o fisioterapeuta do trabalho é a peça chave na prevenção de doenças ocupacionais”.
Ele pontua que a rotina no dia-a-dia é bem variada e vai depender do ramo onde se está atuando. “A atuação em empresas onde o processo produtivo envolva movimentos repetitivos, como as empresas frigoríficas por exemplo, as queixas de problemas musculoesqueléticos em membros superiores são a maioria, já para aqueles trabalhadores que movimentam cargas pesadas manualmente ou que realizam esforço físico (pessoal da construção civil por exemplo), é mais comum se deparar com queixas relacionadas a coluna vertebral”.
ATENDIMENTOS – Márcio Rahn explica que o fisioterapeuta realiza avaliações diversas (nos trabalhadores e nos ambientes de trabalho), determina restrições e remanejamentos por motivos de saúde, propõe melhorias ergonômicas em máquinas, equipamentos e na organização do processo.
Ele complementa que o fisioterapeuta realiza consultas admissionais, periódicas e demissionais determinando a capacidade funcional dos trabalhadores.
“O fisioterapeuta realiza a gestão e o acompanhamento da reabilitação profissional daqueles funcionários que estão retornando de afastamentos, faz atendimentos de fisioterapia convencional dentro das empresas, adequa os postos de trabalho e as instalações conforme as necessidades dos trabalhadores PCD’s”, menciona Márcio Rahn.
RECOMENDAÇÕES – O profissional ainda pode promover treinamentos, palestras e orientações. “Tudo isso contribui sobremaneira na busca pela Saúde dos colaboradores”.
Com relação a prevenção de acidentes, o fisioterapeuta também contribui neste cenário. “Sabidamente, hoje, muitos acidentes são causados por questões ergonômicas: um ambiente mal iluminado, uma ferramenta mal projetada que pode cair da mão com facilidade, uma escala de trabalho mal organizada que causa exaustão e sonolência nos trabalhadores”.
RECUPERAÇÃO – De acordo com o fisioterapeuta Márcio Rahn, o profissional também atua na recuperação de trabalhadores que retornam para as suas atividades depois de um acidente de trabalho ou de uma doença equiparada ao acide de trabalho. “Na maioria das vezes, o processo é lento e o trabalhador precisa fazer esse retorno gradativamente. Ele inicia com atividades mais simples e mais leves, até que possa estar plenamente apto para o mesmo trabalho que realizava anteriormente. Em alguns casos, infelizmente, o trabalhador não voltará a desempenhar as mesmas atividades, como fazia antes, sendo necessário buscar outros cargos ou atividades semelhantes. Por isso, a prevenção sempre é o melhor negócio”.
Por fim, é sempre útil lembrar da importância dos cuidados com a prevenção de doenças e acidentes do trabalho. “Que nenhum trabalho é tão importante que não possa ser feito com segurança e com os devidos cuidados com sua saúde. O mês de abril nos traz o resgate dessa busca pela conscientização de que a saúde e a segurança no trabalho vêm em primeiro lugar”, destaca Márcio Rahn.
O fisioterapeuta enfatiza que independente do ramo é muito prazeroso pode ver um trabalhador agradecendo por uma melhoria no posto de trabalho que tornou o seu labor diário mais fácil, ou então um agradecimento por ter-lhe auxiliado em sua reabilitação. “Essa é a rotina do fisioterapeuta do trabalho”, finaliza Márcio Rahn.
Da Redação
TOLEDO
O post Profissional de fisioterapia é essencial às empresas ou às indústrias apareceu primeiro em Jornal do Oeste.