O efeito borboleta propõe que uma pequena ação ou mudança em um sistema pode causar enormes efeitos colaterais no futuro. Mas, às vezes, essas “ações” são erros, e esses erros costumam ter consequências devastadoras.
Aqui estão 10 erros que podem parecer pequenos no vácuo, mas que rapidamente se transformaram em desastres monumentais.
- 10 pequenos erros que se transformaram em grandes desastres
- 28 fotos que mostram o quanto o McDonald’s mudou ao longo do tempo
- Youtuber testa grupo que promete lucro em partidas de futebol ‘manipuladas’
- Fotos interessantes e as histórias por trás delas (Parte 366)
- Bêbado tenta ‘salvar’ Jesus em encenação da Paixão de Cristo
O Tratado de Tordesilhas
Em 1494, uma divisão imprecisa do Novo Mundo entre Espanha e Portugal levou a conflitos contínuos entre as duas potências sobre o Brasil, que acabou indo para Portugal

Mars Climate Orbiter
Em 1999, a sonda Mars Climate Orbiter da NASA queimou na atmosfera marciana devido a um erro de navegação. O culpado? Um erro entre as unidades imperial e métrica em sua programação. Isso é coisa de ensino fundamental!

Therac-25
Usado como máquina de radiação nos anos 80, o Therac-25 continha um erro de programação simultâneo que matou pelo menos seis pacientes com overdoses de radiação.

Waterloo
Entre outros erros durante a batalha de Waterloo de 1815, Napoleão atrasou o início do ataque, dando tempo aos prussianos para chegar e virar o jogo.

Y2K
A decisão de programar datas usando apenas dois dígitos causou o infame pânico do Y2K. Embora um trabalho extensivo tenha resolvido o problema antes que quaisquer consequências surgissem, o potencial para um desastre era real.

Desafiador
A explosão do ônibus espacial Challenger matou sete astronautas em rede nacional, mas não surpreendeu alguns engenheiros da NASA. Devido às temperaturas mais baixas do que o normal durante o lançamento, pequenos anéis de vedação de borracha, chamados de anéis de vedação, não conseguiram esticar adequadamente, resultando em um vazamento de gás. Quando os engenheiros apontaram o pequeno problema para a diretoria da NASA, eles ignoraram a questão e ordenaram o lançamento mesmo assim.

Sucesso de bilheteria
Infamemente, a Blockbuster deixou passar a oportunidade de comprar a Netflix por US$ 50 milhões em 2000. Essa decisão não foi bem aceita.

Chernobil
Ao realizar um teste com baixa potência, os engenheiros não levaram em consideração essa redução de potência, o que levou a um pico de energia e à perda de contenção. Embora um projeto com foco na segurança pudesse ter evitado a explosão, um erro humano acabou resultando no desastre nuclear mais infame da história.

Curva Errada
Após uma tentativa frustrada de assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, o motorista de Ferdinando infamemente virou na rua errada. Coincidentemente, um dos assassinos viu o carro e decidiu terminar seu trabalho.

Força Aérea Belga
Em 2018, dois mecânicos que faziam a manutenção de aeronaves da Força Aérea Belga acionaram acidentalmente as armas de um F-16, destruindo completamente outro F-16 que estava próximo. Isso representa mais de US$ 40 milhões em danos.

O post 10 pequenos erros que se transformaram em grandes desastres apareceu primeiro em O Buteco da Net.