Mangueira completa 97 anos com celebração dupla no Palácio do Samba

Edição do Samba da Volta neste domingo (27/4) dá a largada nas comemorações;

Atividades de saúde, beleza, cultura e cidadania estarão disponíveis de forma gratuita no Palácio do Samba na próxima segunda-feira (28) após tradicional café da manhã comemorativo

A Estação Primeira de Mangueira está cada vez mais próxima de completar o seu centenário. E para comemorar seus 97 anos, além das atividades já tradicionais em sua quadra e de rodas de samba, a comunidade mangueirense terá à sua disposição inúmeras atividades sociais que vão desde orientações sobre documentos e questões relacionadas à saúde até serviços de beleza. As ações sociais vão ocorrer na próxima segunda-feira (28) das 9 às 15h e a programação completa está disponível abaixo. Os ingressos antecipados para o Samba da Volta já estão à venda no site.

Neste domingo (27), o Samba da Volta faz sua homenagem à dona da casa a partir das 15h. Há um ano, o grupo que se apresenta no centro da cidade pede licença no Palácio do Samba fazendo o que tem como principal bandeira: cantar, reverenciar e viver o samba.

Na segunda (28), a programação se inicia bem cedo com o tradicional parabéns a partir das 8h. Após as 9h, iniciam-se as atividades culturais e sociais, que se encerram às 15h.

Entre os destaques da programação deste ano, a Oficina Ninja na Avenida – Produção de Conteúdo – chega à Estação Primeira para oferecer uma formação prática para quem quer aprender como fazer conteúdo do carnaval e em outras festas populares. Já na terça-feira dia 28, às 10h, começa a atividade voltada à produção de conteúdo em tempo real – com foco em redes sociais, fotografia e vídeo – será conduzida por três nomes que estiveram na linha de frente da cobertura nos últimos anos: Dríade Aguiar, Gian Martins e a fotógrafa Lorrana Penna.

A oficina faz parte do ciclo formativo gratuito da NINJA na Avenida realizado pela @midianinja e @poderespretos, com apoio da @ufrj.oficial, @labculturaviva.ufrj e @extensaoufrj. As inscrições podem ser realizadas nos comentários e stories do perfil @poderespretos no Instagram.

Serviço:
Samba da Volta
Data: 27/4/2024
Local: Palácio do Samba
Horário: a partir das 15h
Participação especial: Dowglas Diniz e bateria da Mangueira
Ingressos antecipados venda: R$15,00.

Ação social
Data: 28/4/2024
Local: Palácio do Samba
Horário: das 9 às 15h

Apoios e atividades:

-Ciência Móvel/Fiocruz

  • Centro de Referência de Assistência Social CRAS Adalberto Ismael de Souza
  • Tranças, design de sobrancelha e maquiagem Faetec
    -Vila olímpica – recreação
    -ONG ÁFRICA com corte de cabelo, plataforma Proa, e aferição de pressão e de glicose
    -Fundação leão XIII
    -Óticas Diniz
    -Cedae com os agueiros
    -Clínica da Família Dona Zica com inserção de DIU, coleta de preventivo, orientação sobre planejamento reprodutivo, testagem IST, auriculoterapia, orientação sobre arbovirose, vacinação e saúde bucal infantil
    -Secretaria Municipal Trabalho
    -Pintura infantil e colocação de turbante
    -Secretaria de Educação com Distribuição de absorventes
    -Sebrae tirando dúvidas MEI
    -Navezinha do Conhecimento Beth Carvalho
    -Defensoria Pública
    -Centro de Cidadania Verde e Rosa
  • Oficina de Produção de Conteúdo – 10 às 12h
  • Assistência jurídica
  • SPA dos Pés
  • Camp Mangueira para inscrições para Jovem Aprendiz
  • Clínica + Saúde de Vila Isabel com massagem relaxante e exame de bioimpedância
    -Oficina de autodefesa para mulheres e idosas
  • Oficina de Yoga às 10h
  • Oficina de teatro das 13h às 15h (para crianças a partir dos 9 anos de idade)

Sobre a Estação Primeira de Mangueira:

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 96 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, Tia Fé, Tia Tomásia, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/)

O post Mangueira completa 97 anos com celebração dupla no Palácio do Samba apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.