
A fim de prevenir acidentes com escorpiões, o morador de Foz do Iguaçu deve seguir dicas da equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A prefeitura registra aumento de chamados envolvendo o escorpionismo e prioriza ações de enfrentamento.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
- Rodovia das Cataratas: empreiteira diz que obras não serão paralisadas
Conforme a gestão, o esforço da saúde pública alia medidas de combate e orientação à população sobre como proceder em caso de acidentes com animais peçonhentos.
O CCZ contabiliza crescimento contínuo de chamados para casos com escorpiões nos últimos cinco anos. Entre 2020 e 2024, as ocorrências saltaram de 393 para 736 registros anuais. A administração reforça que acidentes graves podem ser evitados com ações simples.
O morador deve ter como aliados a informação e o cuidado com os ambientes urbanos. “O escorpião é resultado de um ambiente propício à sua sobrevivência. Quando a gente muda o ambiente, a gente reduz o risco”, afirma a coordenadora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes.
As principais recomendações aos moradores, conforme a prefeitura, são:
- vedação de ralos e caixas de gordura, sépticas e de passagem;
- instalação de barreiras físicas nos acessos ao sistema de esgoto;
- limpeza de quintais e remoção de entulhos; e
controle de pragas urbanas, especialmente baratas, principal fonte de alimento dos escorpiões.
Escorpião
Entre as ações da prefeitura, está o reforço das orientações práticas aos moradores sobre como evitar a entrada e a proliferação dos escorpiões em residências.
Técnicos do CCZ percorrem bairros como Campos do Iguaçu, Vila A, Morumbi, centro e Maracanã, com histórico de alto índice de ocorrências, para vistorias e orientações.
A administração informa ainda que, desde janeiro, o CCZ segue um cronograma de ações preventivas com metas de curto e médio prazo, tendo como parceiras escolas, associações de bairro e unidades de saúde.
O programa deverá ser expandido com a busca ativa de espécimes, oficinas educativas e ampliação das visitas domiciliares.
Em caso de picada
Além da prevenção, a prefeitura repassa as orientações sobre os procedimentos corretos em caso de picada. A primeira delas é procurar imediatamente a unidade de pronto atendimento mais próxima, especialmente em casos envolvendo crianças de até 7 anos ou com pouco peso, mais suscetíveis a complicações graves.
E também:
- não passar substâncias caseiras ou tentar extrair o veneno;
- lavar o local da picada com água e sabão;
- aplicar compressas mornas para ajudar na diminuição da dor, desde que não atrase o atendimento médico.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)
O post Veja dicas de prevenção de acidentes com escorpião apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.