No sábado, 26, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, conhecida popularmente como pressão alta. A data visa conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção, cuidado e o acompanhamento médico correto da doença, que é silenciosa. A alteração na pressão arterial não acomete apenas pessoas adultas e/ou idosas, mas também crianças e adolescentes.
Em alusão a data, na manhã da sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa) realizou na Unidade de Saúde Emir Roth, no bairro Vila Bela, na Ilha dos Valadares, uma programação com a participação da população voltada a saúde e bem-estar como palestras educativas sobre hipertensão, aferição de pressão arterial e glicemia, alongamento e defesa pessoal com educador físico e roda de conversa com fisioterapeuta, profissionais da educação física e enfermeiros, além de aplicação da vacina contra a Influenza.

Dados e influência da doença
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
“Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo”, afirmou.
A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2023, a hipertensão arterial atinge cerca de 27,9% da população brasileira, sendo a prevalência maior entre as mulheres (29,3%) do que entre os homens (26,4%).
- Domingo é dia da Corrida de Aniversário de Guaratuba
- Jornada Diocesana da Juventude acontece neste domingo em Paranaguá
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
- Fumo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Estresse;
- Elevado consumo de sal;
- Níveis altos de colesterol;
- Falta de atividade física.
Sintomas
Os sintomas da hipertensão costumam ser visíveis apenas quando a pressão sobe muito. Durante este período, o hipertenso poderá sentir dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. A pressão alta não tem cura, mas possui tratamento e pode ser controlada através de medicamentos, mudança de hábitos e acompanhamento por profissionais de saúde (médico).