A ERS-130, no trecho que liga Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires pelas margens do Rio Taquari, pode ter novo traçado para evitar novos danos catastróficos com as cheias. A via, em grande parte de chão batido, foi completamente destruída na enchente de maio.
Inicialmente, na Vila Mariante, em Venâncio, os governos municipal, estadual e federal anunciaram a construção de um muro de contenção de 160 metros, com investimento de R$ 10 milhões, a ser conduzido pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). No entanto, a ideia considerava apenas a enchente de setembro.
Agora, a autarquia está considerando a construção de um contorno para prevenir futuros danos. Além disso, a ERS-130 está entre as prioridades do programa estadual de recuperação das rodovias atingidas, com manutenção em andamento e elaboração de um anteprojeto para recuperação definitiva.
Durante uma visita do governador Eduardo Leite a Venâncio Aires, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, mencionou a possibilidade de um novo traçado para a rodovia, incluindo estudos de resiliência e um potencial desvio, conforme diagnóstico técnico do Daer.
The post Governo estuda novo traçado da ERS-130 após cheias appeared first on Agora No Vale.