A Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, promoverá a partir da sexta-feira, 25, um encontro com catadores de materiais recicláveis do município. A programação seguirá até o dia 30 abril (quarta), sempre às 14h, e contará com palestras, rodas de conversa, atualização de cadastros e escuta das demandas da categoria. Também serão debatidos projetos em andamento e propostas voltadas ao trabalho dos catadores. Durante os encontros, será oferecido um café aos participantes.
As atividades serão realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e no Centro P.R.A.I.A da cidade. A programação começa na sexta-feira, no CRAS de Ipanema. No sábado, 26, e domingo, 27, não haverá atividades. As ações retornam na segunda-feira, 28, no CCI de Shangri-lá; seguem na terça-feira, 29, no Centro P.R.A.I.A; finalizando na quarta-feira, 30, no CRAS de Canoas.
- Programa Justiça no Bairro traz atendimento gratuito à população de Paranaguá
A presidente da Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (Amcorespp), Alyne Souza, destacou a acessibilidade da iniciativa para os trabalhadores da reciclagem.
“A gente muitas vezes não consegue participar de outras atividades por causa do horário de trabalho ou da distância. Quando fazem perto da gente, fica mais fácil e todo mundo pode estar junto,” afirmou Alyne.
A secretária da Família e Desenvolvimento Social de Pontal do Paraná, Kathia Salomão de Souza, ressaltou a importância da escuta direta e do diálogo com os catadores.
“Esses momentos foram pensados para que os catadores possam se expressar, atualizar seus cadastros e acompanhar os projetos que envolvem seu trabalho. Estar presente nos bairros é uma forma de garantir esse contato direto,” explicou.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa busca reunir os trabalhadores do setor em diferentes regiões do município. Os catadores que desejarem participar devem procurar o ponto de atendimento mais próximo de sua residência.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná