Cria Festival de Cinema para Mulheres encerra programação nesse final de semana em Natal

Acontecerá nesse final de semana, 25 e 26 de abril, o encerramento do Festival Cria, com as últimas exibições do trabalho audiovisual potente e diverso, produzido por mulheres do RN e de todo Brasil.

O evento faz parte da primeira edição do Cria Festival de Cinema para Mulheres, iniciativa organizada pela AMPARE – Associação da Mulher Potiguar. O Festival conta com uma extensa e rica programação, desde oficinas formativas que foram realizadas em março até as exibições de curtas-metragens que estão sendo promovidas neste mês de abril.

As mostras que se encerram nesse final de semana 25, na zona oeste e 26, na zona leste, também foram realizadas na zona sul e norte, garantindo acesso descentralizado às exibições. A programação foi construída com o intuito de fomentar o cinema feito por mulheres, com uma seleção de curtas-metragens de diferentes regiões do Brasil.

Leia também: Maratona Internacional de Natal espera 5 mil corredores em percurso com 90% pela orla

O evento que teve início no dia 11 de abril, com sua primeira exibição no Parque das Dunas, se encerra nesse sábado, dia 26/04 no Museu da Rampa:

Mostra Zona Oeste (25/04, 18h às 20h – Ginásio da Cidade da Esperança)
Mostra Leste (Encerramento) (26/04, 16h às 20h – Museu da Rampa)

A curadoria reafirma a diversidade e a potência da produção cinematográfica feminina.

Formação e fomento

Além das mostras, o Cria Festival realizou oficinas ao longo do mês de março, capacitando mulheres nas diversas áreas do audiovisual. Cinco oficinas foram realizadas, abrangendo temas essenciais como:

Roteiro de Documentário (Facilitadora: Camila Guerra)
Introdução à Produção Cultural (Facilitadora: Nathalia Santana)
Fotografia com Smartphones (Facilitadora: Meysa Medeiros)
Produção Executiva para Projetos de Baixo Orçamento (Facilitadora: Sarah Wollerman)
Atuação (Facilitadora: Márcia Lohss)

Sobre as atividades formativas, Luciana Bezerra, presidente da Ampare afirma: “tivemos uma excelente adesão às oficinas, com cerca de 300 participantes, superando nossas expectativas e demonstrando o interesse e a necessidade de desenvolvimento na área cinematográfica.

Inclusão e protagonismo

A inclusão é um dos pilares do CRIA FESTIVAL, que busca ampliar o acesso de mulheres ao cinema e incentivar novas vozes no audiovisual. O evento reforça a presença feminina na sétima arte, promovendo não apenas exibições cinematográficas, mas também a formação e o intercâmbio de experiências.

WhatsApp Image 2025 04 24 at 15.11.38
WhatsApp Image 2025 04 24 at 15.11.38
WhatsApp Image 2025 04 24 at 15.11.39
WhatsApp Image 2025 04 24 at 15.11.39

SERVIÇO:

Evento: CRIA FESTIVAL DE CINEMA PARA MULHERES
Realização: AMPARE – Associação da Mulher Potiguar, Fundação José Augusto, Governo do Rio Grande do Norte, Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo e Governo Federal.
Datas das Mostras: 25 e 26 de abril de 2025
Locais: Ginásio da Cidade da Esperança e Museu da Rampa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.