Acontecerá nesse final de semana, 25 e 26 de abril, o encerramento do Festival Cria, com as últimas exibições do trabalho audiovisual potente e diverso, produzido por mulheres do RN e de todo Brasil.
O evento faz parte da primeira edição do Cria Festival de Cinema para Mulheres, iniciativa organizada pela AMPARE – Associação da Mulher Potiguar. O Festival conta com uma extensa e rica programação, desde oficinas formativas que foram realizadas em março até as exibições de curtas-metragens que estão sendo promovidas neste mês de abril.
As mostras que se encerram nesse final de semana 25, na zona oeste e 26, na zona leste, também foram realizadas na zona sul e norte, garantindo acesso descentralizado às exibições. A programação foi construída com o intuito de fomentar o cinema feito por mulheres, com uma seleção de curtas-metragens de diferentes regiões do Brasil.
Leia também: Maratona Internacional de Natal espera 5 mil corredores em percurso com 90% pela orla
O evento que teve início no dia 11 de abril, com sua primeira exibição no Parque das Dunas, se encerra nesse sábado, dia 26/04 no Museu da Rampa:
Mostra Zona Oeste (25/04, 18h às 20h – Ginásio da Cidade da Esperança)
Mostra Leste (Encerramento) (26/04, 16h às 20h – Museu da Rampa)
A curadoria reafirma a diversidade e a potência da produção cinematográfica feminina.
Formação e fomento
Além das mostras, o Cria Festival realizou oficinas ao longo do mês de março, capacitando mulheres nas diversas áreas do audiovisual. Cinco oficinas foram realizadas, abrangendo temas essenciais como:
Roteiro de Documentário (Facilitadora: Camila Guerra)
Introdução à Produção Cultural (Facilitadora: Nathalia Santana)
Fotografia com Smartphones (Facilitadora: Meysa Medeiros)
Produção Executiva para Projetos de Baixo Orçamento (Facilitadora: Sarah Wollerman)
Atuação (Facilitadora: Márcia Lohss)
Sobre as atividades formativas, Luciana Bezerra, presidente da Ampare afirma: “tivemos uma excelente adesão às oficinas, com cerca de 300 participantes, superando nossas expectativas e demonstrando o interesse e a necessidade de desenvolvimento na área cinematográfica.
Inclusão e protagonismo
A inclusão é um dos pilares do CRIA FESTIVAL, que busca ampliar o acesso de mulheres ao cinema e incentivar novas vozes no audiovisual. O evento reforça a presença feminina na sétima arte, promovendo não apenas exibições cinematográficas, mas também a formação e o intercâmbio de experiências.


SERVIÇO:
Evento: CRIA FESTIVAL DE CINEMA PARA MULHERES
Realização: AMPARE – Associação da Mulher Potiguar, Fundação José Augusto, Governo do Rio Grande do Norte, Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo e Governo Federal.
Datas das Mostras: 25 e 26 de abril de 2025
Locais: Ginásio da Cidade da Esperança e Museu da Rampa