Argentinos são mais da metade dos turistas estrangeiros no Brasil

Fila de veículos argentinos no sentido Brasil em Puerto Iguazú.

O Brasil recebeu, no primeiro trimestre de 2025, um total de 3.739.649 visitantes estrangeiros, melhor marca da história. Os argentinos representam mais de metade desse público, com 1.928.161 entradas no país (51,5%).

Leia também:
Pesquisa atualiza perfil dos turistas que visitam Foz do Iguaçu – confira

No comparativo mês a mês, os dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) revelam a solidez dos números.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

De acordo com a Embratur, em janeiro, período de altíssima temporada de férias de verão, 870.318 argentinos vieram ao Brasil. Em fevereiro, mesmo sem o carnaval, o número chegou a 662.694. Já em março, mês tradicionalmente menos aquecido, foram 395.149.

As viagens de argentinos ao Brasil, na comparação com 2024, mostram 92% de crescimento em janeiro, cerca de 50% em fevereiro e 76% em março.

O cruzamento tem relevância, pois o primeiro trimestre de 2024 representou o período mais duro dos ajustes promovidos pelo governo do presidente Javier Milei.

Entre dezembro de 2023 e março de 2024, o custo de vida disparou no país vizinho, restringindo o orçamento das famílias. O turismo doméstico sofreu o impacto, com o encarecimento dos combustíveis, passagens, refeições, hospedagens e passeios.

Muitos argentinos perceberam, contudo, que viajar para os países vizinhos – Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia – estava mais vantajoso que na própria Argentina.

Com a estabilização do peso argentino ao longo de 2024, a tendência se intensificou para 2025. O Brasil lidera a lista dos destinos mais procurados pelos turistas argentinos na atual temporada, com destaque para as cidades litorâneas.

Argentinos em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu também vem colhendo os benefícios das “substituições” feitas pelos turistas argentinos. A cidade recebe não só viajantes diretos, mas também serve como escala para famílias e grupos antes da ida ao litoral.

No Parque Nacional do Iguaçu, principal termômetro do turismo no lado brasileiro da fronteira, o primeiro trimestre teve 95.688 turistas argentinos. Conforme a concessionária Urbia Cataratas, o crescimento em relação a 2024 chega a 98,9%.

O número de argentinos nas Cataratas em Foz do Iguaçu fica atrás apenas do de brasileiros (264.626) e muito à frente do total de paraguaios (27.525), que aparecem na terceira colocação.

O post Argentinos são mais da metade dos turistas estrangeiros no Brasil apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.