O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, José Lucena, afirmou que a expectativa do comércio para o Dia das Mães é positiva, após um crescimento de mais de 6% nas vendas de Páscoa. Segundo ele, os lojistas já estão sendo orientados a preparar vitrines e estoques para a data. “O Dia das Mães é aquela data que você tem que presentear, ir num restaurante. Quem tiver melhor exposto, melhor produto, com preço competitivo, vai ganhar essa competição”, afirmou.
Lucena revelou que a CDL espera um ticket médio entre R$ 50 e R$ 200 para a data comemorativa. Ele também confirmou a realização do Liquida Natal, que neste ano será, segundo ele, “mais forte do que nunca” e com uma presença digital ampliada. “Vai ser cada vez mais digital também, a gente vai trabalhar muito digital, e vai ser diferente de todos os anos porque vem muita coisa, vem muita inovação”, declarou.
Sobre o perfil do consumidor atual, Lucena observou mudanças importantes no comportamento de compra. “O comércio não é só aquele negócio de comprar e vender. Você tem que entender o consumidor, conhecer e, acima de tudo, se relacionar com ele. O perfil do consumidor mudou e quem quer continuar no comércio tem que mudar.” Ele citou, ainda, que o cliente moderno é atento à sustentabilidade: “Esse consumidor é ecologicamente correto, ele lê o rótulo do produto.”
Para Lucena, o diferencial competitivo hoje está na agilidade e no atendimento: “Não é o maior que vai matar o menor, é o mais rápido que vai matar o mais lento. Seja esperto, fica atento às datas, à forma de trabalhar, à forma de divulgar”. Ele ressaltou que a experiência de compra deve ir além da venda. “Você tem que encantar o cliente para que ele divulgue você, para que ele volte.”
Ao comentar sobre os formatos da campanha promocional, José reconheceu que parte do público ainda valoriza a experiência analógica. Apesar disso, afirmou que a digitalização está em estudo e sendo discutida internamente na CDL.
