Imagine a cena: filho de Deus e salvador da humanidade, Jesus de Nazaré entra em Jerusalém acompanhado dos doze apóstolos, de Maria Madalena e da pequena multidão que o adora. Chegando ao templo, subitamente cochicha algo no ouvido do sumo sacerdote e logo, os guardas do templo, devidamente armados, claro, fazem um espaço especial, como uma área vip, para que sacerdotes, escribas, fariseu e os vendilhões do templo pudessem se sentar com conforto para ouvir a palavra divina e presenciar de perto os milagres do Cristo, enquanto a multidão, separada, tenta um lugar ao sol para acompanhar tudo.
Pois é, parece bem estapafúrdio, né? Sabemos que Jesus expulsou a chicotadas, os vendilhões do templo e que foi crucificado graças aos sacerdotes e fariseus, homens ricos, enquanto ele próprio e seus discípulos predicavam a humildade, dividir comida e bens com os mais pobres (humm coisas de comunista, diriam muitos cristãos atualmente). Mas essa invenção não é minha, pois só criei umas linhas imaginárias com efeito didático e irônico para abrir o texto e ilustrar o que vem agora. Leio que em algumas igrejas evangélicas neopentecostais, pastores estão criando “áreas vip” nas igrejas para os cultos. Isso mesmo. Diversas reportagens abordaram o caso da igreja da Lagoinha, em Belo Horizonte, onde o pastor André Valadão teve de vir a público se justificar após repercutir na web a existência de uma área vip. A criação do espaço exclusivo gerou revolta entre os fiéis, que questionaram o pastor sobre a necessidade dessa separação. “Na igreja, muitaspessoas infelizmente, por razões pessoais e até mesmo públicas, não têm o privilégio de poder assentar onde querem e nem mesmo viver uma vida comum mais, essas figuras públicas enfrentam assédio, incluindo produção não autorizada de imagens e vídeos edesejam ir aos cultos e existe uma busca em como atender essas pessoas também”, explicou.
Traduzindo em bom português: as igrejas querem as celebridades em seus cultos e para isso oferecem o que elas gostam: privacidade, conforto e, talvez, luxo e privilégios. Há tempos sabemos que muitas igrejas neopentecostais seguem mais a cartilha da prosperidade que os ensinamentos de Jesus. mas a oficialização de espaços vips em templos mostra, parafraseando a frase de Orwell no final de “A revolução dos bichos”, que “alguns fieis são mais fieis do que outros”. Ou talvez contribuam com um dízimo maior.
Sobre o pastor Valadão, é um velho conhecido nosso. Bolsonarista, é aquele que criou um banco na sua igreja para emprestar dinheiro com juros aos fiéis, que defende que os fiéis não coloquem os filhos em universidades e que volta e meia e flagrado usando Rolex, Louis Vuitton e similares. Ou seja, na época de Jesus seria um sacerdote, fariseu e vendilhão do templo na mesma pessoa.
Sobre o assunto, ainda tem mais: o pastor André Fernandes, da Igreja Lagoinha de Alphaville, em São Paulo, defende a área vip na sua por causa de… Neymar. Recentemente, Fernandes esteve na casa ex-jogador em atividade, hoje no Santos, entre uma lesão e outra, e segundo ele, o craque deseja participar do culto junto à namorada Bruna Biancardi. Andre perguntou então aos fiéis e nas suas redes sociais: “Vocês acham que o Neymar, o culto continua normal, sem ele ser importunado?”. Em outro momento, André falou que que ele chegou a ir ao templo e tentou ir ao banheiro e não conseguiu devido a importunação dos fiéis na igreja Lagoinha, reforçando assim, a importância da área vip no templo.
Então, tá. Lembrando que Neymar também é nosso velho conhecido e que além de ter brilhado por Barcelona e PSG em idos tempos, ficou conhecido por trair sistematicamente a namorada, mesmo grávida, ter filhos fora do casamento e participar com frequência de surubas. Nada contra e a vida pessoal dele é problema dele. Mas não me parece uma vida condizente com as palavras de Jesus nem os mandamentos de Deus vacinados pela Igreja Lagoinha. Talvez esses vips que frequentarão as áreas privilegiadas nas igrejas tenham direitos a mais que os pobres fiéis não tem, quem sabe por acordos secretos desses pastores com Cristo e Jesus. Só fico sempre com a sensação de que se Cristo voltasse hoje à Terra seria torturado e crucificado pela família Valadão, Edir Macedo, RR Soares, Silas Malafaia. Com eles todos e muitos políticos de extrema-direita assistindo de camarote e fazendo selfies para o Instagram, em área vip, é claro.
The post Jesus e sua área VIP appeared first on Saiba Mais.