A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) apresentou, nesta terça-feira 22, o balanço das ações realizadas durante o período da Semana Santa 2025, entre os dias 14 e 18 de abril. O destaque foi para o desempenho do Mercado do Peixe de Natal, que teve um aumento de aproximadamente 40% nas vendas de pescados, com a comercialização de 35 a 40 toneladas de produtos do mar — números que reforçam a importância do espaço para a economia local e o turismo gastronômico da cidade.
Para alcançar esse resultado, a Semsur realizou uma série de melhorias estruturais no prédio do Mercado do Peixe, como a reforma geral do prédio, incluindo pintura completa, troca do compressor da câmara fria, conserto do elevador, que estava parado há mais de seis anos e a recuperação da rampa de acessibilidade na entrada, garantindo mais conforto e inclusão para os visitantes.
Leia também: Entenda a importância dos ritos da Semana Santa e o sentido da Páscoa
A praça de alimentação do mercado também registrou aumento nas vendas, impulsionado pela estrutura renovada e pela programação cultural, que contou com música ao vivo em parceria com a Funcarte. Além disso, o local cumpriu o horário de funcionamento especial das 6h às 18h durante todos os dias da Semana Santa.
“O Mercado do Peixe é um símbolo da nossa tradição e vem se consolidando como um polo de comércio e cultura. As melhorias estruturais foram essenciais para garantir mais conforto aos permissionários e à população, e o resultado é um reflexo direto do nosso compromisso com a valorização desses espaços”, avaliou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves.
Além das ações no Mercado do Peixe, a Semsur também apoiou a realização da Feirinha do Peixe no Canto do Mangue, que contou com três tendas 6×6, equipe de fiscalização, agentes de limpeza e lavagem com sabão e carro-pipa ao fim do expediente. O espaço foi elogiado pelo público e pelos comerciantes pela organização e estrutura oferecida.
“A estrutura montada no Canto do Mangue proporcionou um ambiente mais limpo e organizado contribui diretamente para boas vendas. Estamos estudando a possibilidade de levar esse modelo de estrutura para outras feirinhas do peixe da cidade no próximo ano”, acrescentou Felipe Alves.
A Semsur segue empenhada em fortalecer a tradição das feiras de pescados na Semana Santa, valorizando os trabalhadores do setor, dinamizando a economia local e reafirmando a importância dos espaços públicos como pontos de encontro entre cultura, comércio e cidadania.