O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, irão a Roma para o funeral do Papa Francisco, previsto para o próximo sábado 26. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. A comitiva completa será anunciada nesta terça-feira 22.
Lula decretou luto oficial de sete dias pela morte do pontífice. Em nota oficial, o presidente afirmou: “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”.
Ainda segundo o comunicado, Lula ressaltou o papel de Francisco na “luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades – tanto a provocada pela concentração de renda quanto à agravada pelas mudanças climáticas”.
Durante este terceiro mandato, Lula e Janja se encontraram com o Papa Francisco no Vaticano. Em fevereiro, realizaram uma missa pela saúde do pontífice no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.