A primeira homenagem ocorreu em 2016, quando o torcedor Walmir Oliveira da Costa (já falecido) entregou a camisa do Paysandu ao Papa, durante visita na Praça de São Pedro. A imagem logo se espalhou nas redes sociais, por ocasião do domingo de Páscoa, daquele ano.No perfil oficial do Paysandu, seu filho, Nando Costa, falou sobre a homenagem com a foto divulgada pelo clube. “Obrigado por postar a foto do meu pai entregando a camisa do nosso amado clube ao Santo Padre. Ambos descansam ao lado do Deus!”, declarou.
Passados alguns anos, em 2022, Papa Francisco recebeu as camisas de Águia de Marabá e Clube do Remo, por ocasião da Visita “Ad Limina”, que os bispos realizam de cinco em cinco anos ao Papa. A entrega dos uniformes aconteceu através do bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, com a camisa do Águia, e por Cônego Plínio Moraes Pacheco, que estava ao lado de Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém.Em entrevista ao DOL, Cônego Plínio relembrou o momento vivido com grande emoção. “Ele perguntou se era um time da Amazônia e eu disse que era o Clube do Remo, o rei da Amazônia. Ele falou: ‘que Deus abençoe os times da Amazônia. Eu entreguei a camisa personalizada FRANCISCO 33. Para mim, como torcedor do Remo, foi muito significativo”, afirmou.
O governador Helder Barbalho e sua esposa, a primeira-dama Daniela Barbalho também entregaram camisas de Remo e Paysandu ao Pontífice falecido hoje. A homenagem aconteceu em 2019, por ocasião de visita ocorrida no Vaticano. Ambos mostraram as camisas com o nome do Papa e o número 10 nas costas.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Helder Barbalho (@helderbarbalho)
HOMENAGENS DE LEÃO E PAPÃOLogo após o falecimento de Francisco, Clube do Remo e Paysandu emitiram nota de pesar em suas redes sociais. “Com profundo pesar, o Clube do Remo lamenta o falecimento do Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio. Exemplo de fé, humildade e diálogo, sua passagem deixa um legado de compaixão e esperança para o mundo. Nossos sentimentos à comunidade católica e a todos que se inspiraram em sua trajetória”, ressaltou o Clube do Remo.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Clube do Remo (@clubedoremo)”O Paysandu Sport Club expressa suas condolências a toda a comunidade católica pela perda irreparável do Santo Padre, o Papa Francisco.Em seu pontificado, marcado pela coragem, diálogo e acolhimento aos mais vulneráveis, o Papa Francisco tornou-se, para todo o mundo, uma referência de dedicação e amor ao próximo.Que a chama do seu legado de fé, humanidade e solidariedade permaneça acesa nos corações dos fiéis. Descanse em paz”, lamentou o Paysandu.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Paysandu Sport Club (@paysandu)