Saiba como funciona o processo de sucessão no Vaticano

O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, após um agravamento de seu quadro respiratório. Com sua morte, o Vaticano inicia um protocolo que começa com a confirmação do óbito e termina com a eleição de um sucessor pelo Colégio de Cardeais.

O camerlengo, cardeal que administra a Santa Sé, confirmará a morte do Papa Francisco e seguirá um ritual que inclui chamar o nome de batismo do pontífice por três vezes e proclamar “Vere papa mortuus est” (O papa está realmente morto). Em seguida, o “anel do Pescador” (foto) será retirado da mão do Papa e destruído, marcando o fim do pontificado.

Período de luto e conclave

Após a confirmação da morte, começa um período de luto oficial de nove dias no Vaticano, chamado de novemdiales, com celebrações diárias em memória do morto. Tradicionalmente, no 15º dia após a morte do Papa, começa o conclave, quando os cardeais se reúnem na Capela Sistina para eleger o novo pontífice.

Eleição do novo Papa

Os cardeais ficarão confinados na Capela Sistina até que um novo Papa seja eleito. A eleição ocorre por voto secreto, e o candidato precisa receber mais de dois terços dos votos para ser eleito. A fumaça preta ou branca saindo da chaminé da Capela Sistina indicará se o resultado foi alcançado ou não. Quando a fumaça for branca, um novo Papa terá sido eleito.

The post Saiba como funciona o processo de sucessão no Vaticano appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.