
Nas principais cidades da região, índices de infraestrutura ficaram acima dos 90%, segundo pesquisa do IBGE. Dados foram levantados com base no Censo Demográfico de 2022. Vista aérea do Morro São Bento em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Praticamente todas as cidades da região de Ribeirão Preto (SP) ficaram acima da média nacional nos índices de avaliação sobre infraestrutura urbana divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com relação a iluminação pública, arborização, ruas com calçadas e pavimentação.
Em Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), Sertãozinho (SP) e Barretos (SP), principais municípios entre os 66 da área de cobertura da EPTV, afiliada da TV Globo, a proporção dos moradores que relataram ter acesso a esses recursos ficou acima dos 90% e também dentro ou acima da média nacional.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Os números fazem parte da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, com base em dados do Censo Demográfico de 2022, que também levantou informações como sobre pavimentação, calçadas e acessibilidade com base na avaliação dos moradores sobre as ruas em que vivem.
No estudo realizado em todo o país, o IBGE analisou 63.104.296 domicílios em áreas urbanas ou rurais com características urbanas onde vivem 174.162.485 pessoas, o equivalente a 86% da população nacional. Segundo o Censo 2022, a região de Ribeirão Preto tem 2.546.124 habitantes, quase 8% a mais com relação ao levantamento de 2010.
Das 66 cidades da região de Ribeirão Preto (SP), na área de cobertura da EPTV, afiliada da TV Globo, 50 têm pelo menos 90% dos moradores que relataram viver em ruas com arborização. Entre eles estão Cristais Paulista, com maior percentual (98,35%), além de Ribeirão Preto (SP), com índice de 91,97%, Sertãozinho (SP), com 97,28%, e Barretos (SP), com 92,67%.
Outras 16 ficaram abaixo desse índice, entre elas Cássia dos Coqueiros (SP), com a pior cobertura de arborização, na opinião dos moradores, onde 62,64% disseram viver em vias com árvores, número abaixo da média nacional, de 66,83%, e Franca (SP), com índice de 81,62%.
Com relação à iluminação pública, apenas uma das 66 cidades está abaixo dos 90% na pesquisa. Em Cássia dos Coqueiros, com índice de 86%, em torno de 14% dos moradores disseram viver em ruas sem luz.
Em Ribeirão Preto, 3% da população informou não ter acesso ao recurso nas vias em que moram, ainda assim dentro da média nacional, com 97% de iluminação pública no entorno das residências.
Em Franca, Sertãozinho e Barretos, o índice de moradores que disseram viver em ruas com sistema de iluminação ficou próximo de 100%.
LEIA TAMBÉM
Economia, saúde, mobilidade: o que desafia o futuro da Região Metropolitana de Ribeirão Preto
Censo do IBGE: confira população atualizada dos municípios da região de Ribeirão Preto e Franca
O mesmo cenário foi registrado na questão da pavimentação das ruas. Cássia dos Coqueiros foi a única abaixo dos 90% nesse quesito, com 86%, ou seja, com 13% dos moradores sem essa estrutura urbana. O número é abaixo da média nacional, de 89%.
Na maior cidade da região, Ribeirão Preto, cerca de 3% dos habitantes relataram morar em ruas sem algum tipo de asfaltamento. Cidades como Buritizal (SP), Cândido Rodrigues (SP) e Jaborandi (SP) alcançaram índices de 100% de pavimentação. Franca, Sertãozinho e Barretos ficaram próximos desse percentual.
Quando o tema é existência de calçadas, a região também apresentou índices acima da média nacional, de 84%, com destaque para Buritizal (SP), onde todos os moradores da pesquisa informaram que vivem em ruas com calçadas para pedestres.
Terra Roxa (SP), Nuporanga (SP), Luís Antônio e Pradópolis (SP) ficaram próximos da totalidade, acima dos 99%. Os percentuais mais baixos foram registrados em Cássia dos Coqueiros e Patrocínio Paulista.
Em Ribeirão Preto, cerca de 4% dos habitantes relataram morar em ruas sem passeios. Franca, Sertãozinho e Barretos ficaram com índices entre 98% e 99%.
Cássia dos Coqueiros tem 2.542 habitantes, segundo o IBGE
Antônio Luiz/EPTV
34% dos brasileiros vivem em trechos de ruas sem nenhuma árvore, aponta IBGE
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região