Suspeitos mortos em confronto com o Choque e outros dois presos na Grande SP são integrantes da quadrilha de ‘El Monstruo’, diz polícia 


Polícia cumpria mandados de prisão a quatro suspeitos pertencentes à quadrilha de Erick Moreno Hernández, em Suzano. Durante operação, houve tiroteio e morreram dois suspeitos e um policial militar. Segundo jornal peruano, ‘El Monstruo’ é um dos criminosos mais perigosos do Peru e lidera organização criminosa especializada em extorsão, assassinatos e sequestros. Tiroteio aconteceu em condomínio na estrada do Marengo em Suzano
Guilherme Alves/TV Diário
Durante o cumprimento de quatro mandados de prisão, dois homens suspeitos de tráfico, sequestro e homicídios morreram em confronto armado com a Tropa de Choque da Polícia Militar. Eles pertenciam à quadrilha do peruano Erick Moreno Hernández, conhecido como “El Monstruo”, segundo a Polícia Militar. Um homem e uma mulher pertencentes à mesma quadrilha foram presos.
A operação aconteceu em Suzano, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira (16) e também deixou um policial morto e outro ferido.
Leia mais
Policial e dois suspeitos morrem em tiroteio na Grande SP
De acordo com Valmor Racorti, comandante do Choque da Polícia Militar, tudo indica que o suspeito que morreu no tiroteio e ainda não foi identificado não é Hernandéz.
“Precisa da confirmação da Interpol, isso demora alguns dias. Dificilmente será pelas características físicas, mas é da mesma organização criminosa”, explicou Racorti.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo Lourival Noronha, delegado do 2º DP de Suzano, o grupo estava na cidade há pouco menos de um mês e tinha alugado um apartamento para morar, onde aconteceu o confronto.
Noronha explicou que o mandado de prisão de um dos homens que morreu e do outro que foi preso é originário da delegacia de Cotia. Os dois são suspeitos de um homicídio na cidade. A delegada do caso pediu a prisão temporária deles.
No dia da operação, consta no Boletim de Ocorrência, que a Tropa de Choque também cumpria o mandado de prisão contra duas mulheres desta organização criminosa, suspeitas por furto. Um desses mandados foi emitido em Curitiba.
Racorti mencionou que esse grupo não é uma quadrilha comum.
“Esses indivíduos presos são procurados por homicídio, sequestro e crimes pela Interpol. São considerados no escalão vermelho [da Interpol]. Dois morreram, dois presos e a mulher [namorada de um dos mortos] foi liberada. Durante 35 anos nunca vi isso, para confrontar as equipes, de saber manejar o armamento, de pegar as armas dos policiais e os carregadores”, relatou o comandante.
A reportagem do g1 entrou em contato com a Polícia Federal (PF) para saber se todos os suspeitos envolvidos no cumprimento dos mandados de prisão em Suzano fazem parte da mesma quadrilha de Hernández, e quais são os crimes no Brasil e no Peru em que ele é investigado e procurado.
Entretanto, a PF informou que não divulga nem confirma nomes de eventuais presos ou investigados.
Quem é ‘El Monstruo’
Segundo o jornal peruano “El Comercio”, Hernández é um dos criminosos mais perigosos do Peru e lidera a organização criminosa “Los Injertos del Cono Norte”, especializada em extorsão, assassinatos e sequestros.
O noticiário publicou que, em 2023, “El Monstruo” foi condenado a 32 anos de prisão por sequestro, roubo, homicídio e tráfico de drogas. Ele é foragido e considerado o criminoso mais procurado de seu país.
Fonte da polícia informou que Hernández também é procurado no Brasil pelos crimes de homicídio, tráfico e sequestro.
De acordo com o jornal, as atividades da quadrilha se expandiram para outros países e há suspeitas de alianças com a máfia italiana.
Moradores falam sobre tiroteio em Suzano
Veja tudo sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.