O Ministério da Saúde (MS) informou que a partir da quinta-feira, 12, pais e responsáveis já podem baixar e acessar a versão digital da Caderneta de Saúde das Criança pelo aplicativo Meu SUS Digital. A iniciativa visa facilitar o acesso a informações sobre os cuidados na infância. Dentro do aplicativo, as famílias poderão ter acesso ao histórico de vacinas, com previsão para as próximas doses e envio de notificações com lembretes para a hora de vacinar a criança. Os dados serão lançados em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde.
“Ela é uma ferramenta adicional para que os pais, mães, responsáveis e cuidadores de famílias tenham acesso a informações essenciais sobre os cuidados e o desenvolvimento das crianças desde os primeiros dias de vida. O documento reúne duas áreas fundamentais de atenção à saúde infantil: Registros de Saúde e Cuidados da Família”, informou o Ministério da Saúde.
A Caderneta Digital traz ferramentas práticas para acompanhamento da vacinação, crescimento e desenvolvimento infantil, além do histórico clínico com informações sobre consultas e atendimentos realizados.
- Em 17 dias de campanha, cerca de 7 mil doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas em grupos prioritários em Paranaguá
“Já a área de Cuidados da Família oferece conteúdos interativos e educativos, com orientações práticas sobre amamentação, alimentação saudável, prevenção de acidentes, uso consciente de eletrônicos, combate à violência, prematuridade e outros aspectos essenciais para o bem-estar infantil. Todos os conteúdos educativos da versão física da Caderneta agora também estão disponíveis de forma digital e interativa, em um espaço exclusivo no app”, destacou o MS.
Passo a passo para utilizar o serviço
Para utilizar o serviço ‘Meu SUS Digital’, é necessário que tanto o responsável quanto a criança possuam contas ativas no Gov.br.
- Baixe o aplicativo Meu SUS Digital;
- Abra o aplicativo;
- Faça login com o CPF e senha do Gov.br ;
- Na tela inicial, vá até a seção Miniapps;
- Selecione o miniapp “Caderneta da Criança”;
- Clique em “Adicionar nova criança”;
- Leia e aceite o Termo de Responsabilidade;
- Informe o CPF da criança e a senha da conta Gov.br dela;
- Após a validação, a criança será vinculada à sua conta, e a caderneta estará disponível.
O Ministério da Saúde informou que a versão digital da caderneta não substitui a versão física, que vai continuar a ser distribuída nas unidades de saúde.
Com informações do Ministério da Saúde