
Cadela de porte pequeno foi resgatada viva na segunda-feira e levada a uma clínica veterinária. Ela foi liberada na noite de quinta-feira. Dono foi preso por maus-tratos, segundo a polícia. Montagem mostra evolução da cachorra antes (esquerda) e depois (direita) da internação
Dr. James Centro Médico Veterinário
A cachorra encontrada ferida e presa dentro de um saco plástico amarrado em Ibirama, no Vale do Itajaí, recebeu alta na noite de quinta-feira (17) e ganhou um lar temporário com um dos policiais que participou do resgate. O tutor foi preso por maus-tratos.
O crime aconteceu na segunda-feira (14). O suspeito disse à polícia que cometeu o crime após o animal estragar partes de sua motocicleta.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em vídeo onde aparece segurando a cadela, que ainda não tem nome, o veterinário James Rodrigues detalhou o quadro de saúde dela.
“Ela se encontra hoje saudável, está se alimentando, esta bem melhor. O rostinho já começou a desinchar bastante. O olhinho tem um pouquinho de hematoma, mas isso vai melhorar, vai ficar bem. Agora essa moça ganhou uma nova chance de vida”, disse.
Cachorra é achada em saco amarrado após receber pauladas em SC; VÍDEO
O agente policial Uilton Elias da Rosa, que cuidará da cadela até ser oficialmente adotada, também aparece no vídeo. Ao g1, ele contou que há uma fila de pessoas interessadas na adoção.
“Queremos dar uma sondada nos interessados. Mas corre o risco de eu ficar com ela”, revelou.
As informações são da Polícia Civil, que foi até a casa do homem verificar uma denúncia de maus-tratos junto com a Polícia Militar. De acordo com o delegado Uilton Elias, os policiais encontraram a casa do suspeito que afirmou que teria matado o animal.
Em buscas na região, os agentes encontraram a sacola em um barranco de difícil acesso e com o animal dentro. Nas imagens divulgadas pela Polícia Civil, é possível ver a cachorra ferida, mas acordada.
Após a formalização da prisão por maus-tratos de animais, o homem foi encaminhado ao presídio regional de Rio do Sul. Na tarde desta terça ele passará por audiência de custódia.
Crime previsto em lei
O crime de maus-tratos a animais está previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais) e envolve qualquer ação ou omissão que cause sofrimento físico ou psicológico aos animais.
Já em 2020 foi sancionada a lei nº 14.064, que aumentou a pena para quem maltrata cães e gatos para de dois a cinco anos.
Cachorra é achada em saco amarrado agonizando após receber pauladas por estragar moto
Polícia Civil/Dr. James Centro Médico Veterinário/Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias