Veja como vai funcionar o cadastro nacional gratuito para cães e gatos


O Sinpatinhas vai funcionar como um RG animal. O registro é gratuito e será único, intransferível e vai acompanhar o pet por toda a vida. Já o programa Propatinhas vai oferecer gratuitamente castração e implantação de microchip de identificação do animal. O governo federal lançou nesta quinta-feira (17) o cadastro nacional gratuito para animais domésticos.
A cerimônia de lançamento foi no Palácio do Planalto. Entre os convidados, muitos pets. A lei aprovada pelo Congresso em dezembro de 2024, na prática, entra em vigor agora. O cadastro, chamado de Sinpatinhas, vai funcionar como um RG animal. Um cadastro único para cães e gatos de estimação. O registro é gratuito e será único, intransferível e vai acompanhar o pet por toda a vida.
Veja como vai funcionar o cadastro nacional gratuito para cães e gatos
Jornal Nacional/ Reprodução
Para fazer o registro, é preciso ter uma conta gov.br e acessar o site do Sinpatinhas. Depois, é só preencher os dados do animal: nome, idade, raça, cor, sexo, se é castrado e incluir uma foto. O cadastro gera uma carteirinha com foto e um QR code que pode ser impresso e preso na coleira do animal.
Na mesma cerimônia, Lula assinou decreto criando o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, o Propatinhas, que vai oferecer gratuitamente castração e implantação de microchip de identificação do animal.
Veja como vai funcionar o cadastro nacional gratuito para cães e gatos
Jornal Nacional/ Reprodução
Nos dois programas, tanto o QR code quanto o microchip vão incluir o telefone de contato do tutor do pet. O que pode facilitar na devolução do animal em caso de perda. Ferramenta que fez muita falta na missão de Ana Paula, que atuou no resgate de animais durante as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.
“Nós usamos as redes sociais, mas a dificuldade foi muito grande e muitos animais acabaram não conseguindo encontrar seus tutores. Esses animais foram encaminhados para adoção e nós sabemos que tem muito tutor que ficou procurando o seu animal, mas por uma falta de um controle mais rigoroso, não foi possível a localização”, diz Ana Paula Vasconcelos, diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
LEIA TAMBÉM
‘RG Animal’: governo lança cadastro nacional para cães e gatos, gratuito e vinculado ao gov.br
Ao lado de pets, Lula assina decreto que lança cadastro nacional gratuito para cães e gatos
Pets têm direito a carteira de identidade nacional em 2025
Adicionar aos favoritos o Link permanente.