
Maior rio urbano de Foz do Iguaçu, o Boicy deságua no Rio Paraná após atravessar partes populosas da Terra das Cataratas.
Assista também:
Veja um sensacional “condomínio” de pássaros em Foz do Iguaçu
Na nova edição do quadro É da Vida, o ambientalista Francisco Amarilla percorreu um dos trechos do Rio Boicy, no bairro Maracanã.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
As imagens mostram a beleza do leito e da vegetação nas margens, mas revelam a falta de cuidado com um dos patrimônios hídricos da cidade.
“Lamentável dizer a situação que está o nosso rio. Temos aqui a espuma, esgoto caindo”, aponta Amarilla, citando a existência de conexões irregulares que despejam esgoto no Boicy.
De acordo com o apresentador, há também o problema da falta de conscientização dos moradores das áreas cortadas pelo rio. Amarilla indica a grande quantidade de lixo (principalmente de plástico) como um dos problemas da microbacia.
Ao longo dos últimos governos municipais, o Rio Boicy já recebeu diversos projetos de despoluição e reconversão em parque urbano. A iniciativa mais recente previa financiamento de uma entidade internacional, mas não saiu do papel.
O Rio Boicy (também grafado como M’boicy) tem várias nascentes em Foz do Iguaçu, em regiões como o Jardim Canadá e o Portal da Foz. Em comum, a degradação nos espaços do entorno.
Já a foz está localizada no Rio Paraná, no trecho entre a área central da cidade e o Cataratas Iate Clube.
O quadro É da Vida é uma produção do H2FOZ, com o apoio do Parque das Aves. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas de mídia: Claudio Siqueira.
O post Maior rio urbano de Foz do Iguaçu, Boicy sofre com a poluição apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.