
Principal matéria-prima do chocolate, fruta está mais cara e valor chegou ao pico dos últimos 50 anos. O preço do cacau no mercado internacional disparou nos últimos dois anos: saltou de US$ 2.894,00 em março de 2023 para US$ 8.390,00 no valor atual, um aumento de 190% — no pico da valorização, chegou a subir 300%, um recorde nos últimos 50 anos.
“Para todo mundo comer chocolate no mundo, é necessário produzir em torno de 5 milhões de toneladas. Ano passado a gente teve déficit e o estoque global ficou abaixo”, afirma Ricardo Gomes, gerente de Desenvolvimento Territorial do Instituto Arapyaú, em entrevista ao podcast O Assunto desta quinta-feira (17).
A principal razão para essa diminuição na oferta reside nos impactos negativos das mudanças climáticas nas lavouras de cacau, especialmente na África Ocidental, região responsável pela maior parte da produção mundial.
Um cenário, explica Ricardo Gomes, de menos oferta e mais preço agregado ao valor da matéria-prima, que resulta em preços mais altos para o chocolate.
Ouça a íntegra do episódio aqui.
O que você precisa saber:
Preço do cacau dispara 190% em 2 anos e vai mexer com a sua Páscoa; entenda como
Como a crise global do cacau fez os preços do chocolate disparar
Com maior alta do chocolate em 13 anos, vendas devem cair na Páscoa em 2025, estima confederação
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery. Nesta semana na apresentação: Alan Severiano.
Cacau no pé
Rafael Leal / g1