Após superar disputa interna, PSOL entrega carta-programa à Natália

Após superar uma disputa interna que durou quase dois meses, sobre lançar ou não candidatura própria à Prefeitura de Natal, o PSOL entregou nesta terça-feira (3) uma contribuição programática para Natália Bonavides, candidata do PT ao Executivo natalense. 

A entrega aconteceu durante evento de lançamento das candidaturas de Camila Barbosa e Robério Paulino à Câmara, que contou também com as presenças dos deputados federais Glauber Braga (PSOL-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Na carta-programa endereçada à candidata petista, é dito que o documento é orientado por propostas defendidas pelo PSOL Natal e encampadas pelos seus mandatos na Câmara Municipal de Natal. Afirmam que as candidaturas e o partido estão empenhados na “luta sem tréguas contra a extrema-direita e as oligarquias e acredita que só com a mobilização popular e um programa de combate, que transforme a vida das pessoas, é possível avançar nesta tarefa histórica do nosso tempo.”

São 10 propostas, algumas que já fazem parte do plano de governo de Natália, como o fim do sorteio de vagas nas creches e a implementação gradual da gratuidade no sistema de transporte coletivo de Natal. 

Dentre outros pontos, a carta defende ainda a criação de uma empresa pública de transporte, a revogação do PLC do Magistério, a valorização do funcionalismo público municipal com o compromisso de reajustar anualmente o salário dos servidores da saúde de acordo com a inflação e com um aumento real de pelo menos 3%, e contra as privatizações, citando os casos do Mercado da Redinha e o Teatro Sandoval Wanderley.

Nas redes sociais, Natália falou sobre o momento.

“Recebemos com muita responsabilidade a carta-projeto que reúne todas as contribuições do partido para a nossa gestão e que agora se soma ao nosso plano de governo”, escreveu.

“Momento para unificar nossa luta e reafirmar que estamos aqui, de mãos dadas, por um projeto que tem como objetivo principal servir verdadeiramente à nossa cidade e ao nosso povo trabalhador”, disse.

Veja os 10 pontos completos abaixo:

Proposta 1 

Empresa Pública de Transporte! Através de uma Empresa Pública de Transportes, teremos condições de ter ônibus com piso baixo, ar-condicionado, motor traseiro e a redução na tarifa de transporte rumo à tarifa zero. Junto a isso, a exigência do aumento de linhas. 

Proposta 2 

Passe Livre! implementação gradual da gratuidade no sistema de transporte coletivo de Natal. Defendemos que primeiro público para o qual a gratuidade deve ser garantida é o de mulheres vítimas de violência de gênero, com medidas protetivas. 

Proposta 3 

Reestruturação e ampliação do Centro de Referência Elizabeth Nasser. Natal dispõe de apenas um centro de atendimento e acolhimento às mulheres. É necessário reestruturá-lo, além de construir novos centros de referência que atendam cada zona de Natal. 

Proposta 4 

Revogação do PLC do Magistério (PLC n° 25/202023! O PLC aprovado por Álvaro Dias é um ataque aos trabalhadores da educação, uma vez que viola direitos fundamentais dos cargos, carreiras e salários. 

Proposta 5 

Fim do sorteio de vagas no CMEIs! Mais de 1200 crianças ficaram de fora do sorteio de vagas dos CMEIs em Natal, tendo seu direito à educação sistematicamente negado. Defendemos a ampliação da oferta de vagas, com prioridade de matrículas públicas, sem PPPs. 

Proposta 6 

Educação em tempo integral com qualidade! Pelo menos 50% das escolas da cidade de Natal com educação em tempo integral nos quatro anos de mandato. Conclusão em 2 anos de todas as escolas iniciadas e inacabadas. Educação em tempo integral significa também qualidade, ou seja, ampliação da estrutura física e contratação de mais profissionais de educação. 

Proposta 7 

Valorização do funcionalismo público municipal! Compromisso de reajustar anualmente o salário dos/as servidores/as da saúde de acordo com a inflação e com um aumento real de pelo menos 3%, já que essa categoria perdeu muito nos últimos anos. Retorno da jornada de 30 horas, que era uma conquista histórica da categoria e que Álvaro Dias acabou. Compromisso de concluir nos dois primeiros anos o Hospital Municipal. 

Proposta 8 

Uma Natal mais arborizada! um plano ousado de arborização da cidade de Natal. Infelizmente, o projeto de 50 mil árvores, que é lei, não foi encaminhado pelo prefeito Álvaro Dias. Queremos o compromisso da candidata Natália Bonavides em um plano ousado de arborização. Nos últimos 40 anos, Natal perdeu 50% de sua cobertura vegetal. Precisamos recompor para lutar contra a emergência climática. 

Proposta 9 

Valorização permanente do servidor público, reajuste salarial imediato, pela carreira SUAS, efetivação imediata da carreira, cargos e salários da educação municipal. 

Proposta 10 

Não às privatizações! Álvaro Dias privatizou equipamentos públicos, como o Mercado da Redinha e o Teatro Sandoval Wanderley. Somos contra as privatizações e acreditamos que elas não podem ser propostas sem uma consulta pública.

The post Após superar disputa interna, PSOL entrega carta-programa à Natália appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.