
Segundo o New York Times, o planejamento incluía a ajuda dos Estados Unidos, mas o presidente preferiu priorizar um acordo de limitação do programa nuclear com Teerã. Donald Trump
Getty Images via BBC
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se opôs a planos israelenses de bombardear instalações nucleares do Irã. A informação é do jornal The New York Times.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo o veículo, o republicano optou por favorecer a democracia com o Teerã e focar em um acordo que limita o programa nuclear no país. A decisão foi informada a Israel durante a visita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na última semana.
Os ataques de Israel aconteceriam em maio e tinham o objetivo de atrasar a capacidade do Irã de construir uma arma nuclear. De acordo com o planejamento de Israel, além de auxiliarem na proteção do país, os EUA também estariam envolvidos diretamente com a ofensiva.
O NYT apurou, ainda, que as forças israelenses se mostravam otimistas em conseguir o apoio americano e que Trump tomou a decisão após meses de debate interno.
No primeiro mandato, o republicano havia encerrado um acordo nuclear com o Teerã, mas retomou as negociações em sua segunda chegada à Casa Branca, a fim de evitar se envolver em uma nova guerra no oriente Médio.
*Esta matéria está em atualização