O ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que tombou em uma ribanceira na RSC-453, em Imigrante, e causou a morte de sete pessoas, estava com a manutenção em dia, conforme documento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16).
De acordo com o relatório, a última vistoria realizada pela ANTT ocorreu em 23 de janeiro de 2025 e era válida até 23 de julho. O acidente aconteceu no dia 4 de abril, quando o ônibus levava estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM para uma visita técnica ao cactário Horst. O veículo tombou a cerca de 850 metros do destino final, após sair da pista e despencar de uma ribanceira de 52 metros.
A universidade afirma que o ônibus passava por inspeções obrigatórias e manutenções periódicas. Somente nos últimos seis meses, teriam sido investidos R$ 40 mil na manutenção do veículo. Um engenheiro mecânico credenciado era responsável por autorizar a circulação do ônibus.
O motorista do veículo prestou depoimento à Polícia Civil no dia 9 de abril e relatou falha mecânica no sistema de freios como possível causa do acidente.
Após o ocorrido, foi criado um gabinete de crise com participação de representantes da Defesa Civil, Brigada Militar, Prefeitura de Santa Maria, Ministério Público, Administração Central da UFSM e direção do Colégio Politécnico.
O acidente deixou sete mortos — seis mulheres e um homem — e 26 feridos, encaminhados a hospitais de Teutônia, Estrela e Lajeado. Ao todo, 33 pessoas estavam no ônibus. As investigações seguem em andamento.
The post Ônibus que tombou em Imigrante estava com manutenção em dia, aponta documento da ANTT appeared first on Agora No Vale.