
O Governo do Paraná lançou um canal de WhatsApp para a emissão da Carteira da Pessoa com Autismo. A finalidade é facilitar os atendimentos para a confecção do documento.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados. Além disso, oferece uma identificação formal para as pessoas no espectro.
O número é (41) 3210-2457, com atendimento das 9h às 16h. O mesmo canal possibilita solicitar informações adicionais ou tirar dúvidas. A emissão da carteirinha é gratuita, feita 100% online.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
O documento também oferece maior comodidade e segurança para as pessoas autistas e suas famílias. No Paraná, 36.601 pessoas têm a CIPTEA – 4.458 foram emitidas neste ano.
Para a confecção da carteirinha, são necessários documentos como:
- RG e CPF do autista e do responsável;
- fotografia recente;
- laudo médico digitalizado; e
- exame de tipo sanguíneo.
Todas as orientações para a solicitação da carteirinha estão disponíveis no site www.carteiradoautista.pr.gov.br.
Carteira da Pessoa com Autismo
O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destaca a relevância do documento. “Além de suas diversas funções, a CIPTEA é fundamental para a coleta de dados e informações na área”, frisa. “Sem números precisos, a formulação de políticas públicas fica prejudicada, e é isso que buscamos: maneiras de sermos mais eficazes em nossas ações.”
Aos 18 anos, Luan Henrique Lucca, funcionário terceirizado da Sedef, que trabalha na equipe responsável pela emissão da CIPTEA, comemora a existência do documento. “Gosto muito desta ideia. Ela é muito importante, pois o autismo não é visível. Então, a carteira nos ajuda muito”, diz.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
O post Carteira da Pessoa com Autismo: Paraná cria WhatsApp para emissão apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.