O Sebrae RN e federações empresariais lançaram, na manhã desta quarta-feira 16, o Programa “Feito Potiguar” com o objetivo de transformar o cenário da produção local de alimentos e bebidas. O programa visa reconhecer, promover e valorizar produtos que carregam a identidade econômica e territorial do estado.
Dentro do Programa, o “Selo Feito Potiguar” será concedido a empresas potiguares que produzam alimentos e bebidas que possuem conexão com a economia do estado, seja pelo uso de insumos locais em seus processos produtivos ou na identidade visual que remete à identidade potiguar. A iniciativa é fruto da parceria entre Sebrae-RN, Federação das Indústrias do RN (FIERN), a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca (FAERN) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO).
O evento, que aconteceu na sede do Sebrae na manhã desta quarta 16, contou com a presença de representantes do Sebrae-RN, Federação das Indústrias do RN (FIERN), a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca (FAERN), Governo do Estado do RN e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).
O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destacou o orgulho pela valorização do que é potiguar. “Mais do que uma certificação, o ‘Feito Potiguar’ representa um movimento de orgulho e valorização daquilo que é feito aqui no nosso estado, por mãos potiguares, com insumos da nossa terra e com identidade própria, disse.
De acordo com o regulamento oficial do programa, que está disponível no site feitopotiguar.com.br, os empreendimentos que obtiverem o Selo terão acesso a uma série de benefícios, incluindo capacitações gerenciais e comerciais, ações de prospecção de mercado, participação em feiras e eventos especializados, além de presença em catálogos físicos e digitais para promoção destes produtos.
A jornada de adesão ao Selo envolve etapas como inscrição da empresa, diagnóstico técnico presencial, validação das informações, emissão do certificado e, por fim, a participação no programa de aproximação comercial. Apenas empresas com CNPJ do RN que comprovem o atendimento às legislações vigentes de acordo com sua atividade e produto poderão participar.