A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) se pronunciou e declarou que já tomou medidas após a prisão do advogado João Neto, que é suspeito de agredir a companheira. A nota foi divulgada na noite dessa terça-feira (15).
Nessa segunda-feira (14), João Neto foi preso suspeito de agredir a companheira, que relatou ter sido empurrada. Com a queda, ela caiu e bateu o queixo no chão provocando um corte profundo. A vítima saiu no corredor do prédio deixando um rastro de sangue e ele foi flagrado tentando limpar o rosto dela.
De acordo com a OAB, já foram tomadas medidas necessárias medidas necessárias no âmbito do Tribunal de Ética da OAB/AL. Além disso, pela inscrição dele ser original da OAB da Bahia, também foi oficiado a Seccional da Bahia para tomar as providências cautelares sobre quais.
Ainda segundo o pronunciamento, a ordem dos advogados repudiou desvios de conduta, especialmente violência contra mulher. Confira a nota:
A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), diante dos fatos ocorridos na noite dessa segunda-feira (14), que resultou na prisão de um advogado em Maceió, informa que já adotou as medidas necessárias no âmbito do Tribunal de Ética da OAB/AL e oficiou a Seccional da Bahia para tomar as providências cautelares que a situação requer, considerando que o acusado possui inscrição originária na OAB/BA.
Ressalta-se que qualquer conduta que possa configurar inidoneidade moral ou crime infamante será devidamente apurada, com observância estrita do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório, consagrados na Constituição da República e no Estatuto da Advocacia.
Por fim, a OAB/AL reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética e a justiça, reiterando que, quando for o caso, não tolerará quaisquer desvios de conduta, sobretudo aqueles que tratem de violência contra as mulheres e que atentem contra os preceitos que regem o exercício da advocacia.
O caso
O advogado e influenciador João Neto foi preso suspeito de agredir a companheira nessa segunda-feira (14), em um apartamento, localizado no bairro da Jatiúca, em Maceió. Câmeras de segurança flagraram a vítima ensanguentada.
De acordo com informações da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), a vítima foi encaminhada para um hospital particular e o suposto autor ficou rodeando o local, onde foi localizado e preso. O estado de saúde da mulher não foi divulgado.
Ainda segundo a Oplit, a mulher informou que foi derrubada com um empurrão. Com a queda, ela caiu e bateu o queixo no chão provocando um corte profundo. Além disso, também contou que não seria a primeira vez que teria sido agredida pelo companheiro.
Nessa terça-feira (14), João passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada pelo crime de violência doméstica praticado.
*Estagiário sob supervisão