Nova licitação do transporte público deve incluir retorno de linhas extintas

A licitação do transporte público de Natal deve prever o retorno de linhas extintas durante a pandemia, segundo vereadores que participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira 15.

A avaliação é unânime entre os parlamentares de que o edital em elaboração pela Prefeitura precisa responder às demandas acumuladas nos bairros e corrigir as falhas provocadas pela retirada de itinerários.

O presidente da Comissão de Transporte, vereador Leo Souza (Republicanos), disse que o novo edital já contempla, por exemplo, o retorno da linha 44 (Satélite-Alecrim), uma das mais reivindicadas. Segundo ele, outras linhas também estão sendo incluídas de forma gradativa. “O edital prevê o 33A indo até o Village de Prata e o retorno de outras linhas. É importante que os vereadores façam os encaminhamentos com as solicitações dos bairros que representam”, afirmou.

Leo Souza reforçou que atualmente não existem meios legais para obrigar as empresas a restabelecerem rotas desativadas. “As linhas foram reduzidas durante a pandemia e não voltaram. O que podemos fazer agora é garantir a volta delas dentro da nova licitação”, explicou.

Ele informou ainda que a Comissão disponibilizou um telefone de contato para a população enviar sugestões e reclamações sobre o sistema. Preto Aquino (Podemos) afirmou que fará emenda para incluir o retorno das linhas 44 e 36 (Cidade Nova) como condição para aprovar qualquer projeto relacionado ao tema.

“Já deixo claro meu voto: não voto sem deixar uma emenda pedindo a volta dessas linhas. Faço parte da base do governo, mas tenho esse compromisso com minha comunidade”, declarou. Ele relembrou que seu projeto de lei proibindo a retirada de linhas sem aprovação da Câmara foi derrubado após contestação do Seturn, sindicato das empresas de transporte.

Pedro Henrique (PP) também defendeu o retorno das linhas 48 (Nova Descoberta–UFRN) e 66 (Parque das Dunas), usadas por estudantes e trabalhadores da Zona Sul. “Andei muito no 66 para ir à UNP. Os moradores desses bairros estão há anos esperando o retorno dessas rotas que são fundamentais”, disse.

A vereadora Camila Araújo (União Brasil) solicitou que a STTU inclua no edital a linha 25 (Bairro Nordeste–Hospital das Clínicas), além de cobrar a reinstalação de dois abrigos de parada de ônibus na rua Boa Vista. “A população já está bastante prejudicada com a fusão da linha 13 com a 25, que passou a demorar até 1h30 para circular. E até hoje os abrigos retirados não foram recolocados”, afirmou.

A vereadora Samanda Alves (PT) registrou que o Tribunal de Contas do Estado fez apontamentos técnicos sobre a minuta anterior do edital, questionando, entre outros pontos, o contrato de concessão de 20 anos e a falta de previsão para veículos com outros combustíveis além do diesel. A nova minuta já teria ajustado a duração para 15 anos e incorporado exigências de frota elétrica e a gás. “A prefeitura começa a testar, a partir de amanhã, um ônibus elétrico. E a Potigás está em tratativas para que se experimentem veículos a gás natural”, disse Samanda.

A expectativa dos parlamentares é de que a nova licitação, aguardada há mais de uma década, finalmente traga respostas concretas às comunidades que há anos sofrem com a precariedade do sistema. “Não é só ônibus novo. É linha, é frequência, é abrigo, é respeito ao usuário”, resumiu Camila Araújo. A previsão, segundo os vereadores, é que o edital seja lançado até setembro.

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