Estudantes baianos conectam histórias no encontro ‘Voz da Rede’

O encontro ‘Voz da Rede: Estudante conectando ideias, territórios e histórias’ começou nesta terça-feira, 15, reunindo cerca de 250 estudantes de diferentes regiões da Bahia, no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), conta com jovens de 83 Agências de Notícias Escolares e criadores de conteúdo digital da rede pública estadual.

Leia Também:

Número de jovens e adultos na sala de aula cresce 8% na Bahia

Bolsa Presença deposita segunda parcela de 2025 nesta terça

Enem 2025: Veja quem tem direito a gratuidade na taxa de inscrição

Entre oficinas e rodas de conversa, os estudantes mergulharam em temas como produção de conteúdo para redes sociais, linguagem jornalística, podcast, storytelling e comunicação comunitária.“É uma oportunidade única estar aqui. Na nossa agência de notícias, em Ruy Barbosa, a gente já faz matérias sobre o que acontece na escola, mas participar desse encontro me dá novas ideias e mostra como podemos melhorar”, disse Ellen Vitória, estudante de 17 anos, da Agência Cemanews do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Magalhães Neto, de Ruy Barbosa.

Estudantes baianos conectam histórias no encontro ‘Voz da Rede’

|  Foto: ThuaneMaria/GOVBA

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, reforçou a importância de escutar e valorizar as vozes juvenis.“O Voz da Rede é mais do que um evento: é um espaço potente de escuta, de valorização das narrativas juvenis e de formação. Ao conectar estudantes de diferentes territórios, fortalecemos laços, ampliamos repertórios e promovemos o sentimento de pertencimento à escola pública”, afirmou.O encontro, que vai até quarta-feira, 16, é um espaço para os estudantes ampliarem conexões e enxergarem a comunicação como ferramenta de transformação social.“A gente sente que faz parte de algo maior. Além de aprender, estamos conhecendo outros jovens que vivem realidades parecidas com as nossas e também querem transformar a escola com a comunicação. As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia e poder usá-las para falar de educação e dar visibilidade ao que vivemos na escola é muito potente”, afirmou Giovanna Teles, estudante do Colégio de Tempo Integral Georgina de Melo Erisman de Feira Santana e criadora de conteúdo com mais de 41 mil seguidores no Instagram.Nesta quarta-feira, 16, os estudantes visitarão o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), onde vão participar de um bate-papo com autoridades e influenciadores baianos.Sobre o Encontro Voz da RedeA proposta do evento é inspirada no projeto Agência de Notícias na Escola, criado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). Desde 2023, a iniciativa já implantou 83 agências em escolas estaduais de 77 municípios baianos. Muito além da técnica jornalística, o projeto estimula a cidadania, o senso crítico e a expressão em múltiplas linguagens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.