Mossoró amplia cursos gratuitos e prepara entrega do camelódromo e reforma do Vuco-Vuco

Mossoró amplia oportunidades de qualificação e emprego para a população em 2025. Em entrevista à Rádio Difusora, gerente da Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), Gerson Nóbrega, informou que a prefeitura, em parceria com o Senai, oferece cursos profissionalizantes gratuitos em áreas como Eletricidade Industrial e Predial, Operador de Sonda, Almoxarifado, Refrigeração, Mecânica de Automóveis e Panificação. “São mais de 200 vagas. O Senai montou uma estrutura magnífica de panificação, que foi um convênio com a Confederação das Indústrias e o Sindipan de Mossoró”, afirmou.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e apresentar identidade e CPF na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Rui Barbosa, 282, ou diretamente no Senai. “Se você for hoje ao Senai, já começa o curso de Operador de Sonda e de Mecânico Industrial”, completou. Cada curso tem 25 vagas disponíveis, e, segundo Gerson, a ausência de alguns inscritos prejudica quem realmente quer estudar.

Gerson ressaltou a importância dos cursos, lembrando que cada um custa mais de R$ 1 mil no mercado e são oferecidos gratuitamente graças a uma parceria com o sistema Federação das Indústrias e Senai. “Você faz esse curso gratuitamente, está habilitado no mercado de trabalho. Nós temos a oportunidade de se qualificar gratuitamente”, disse, destacando também a participação feminina. “Na aula inaugural, de 22 pessoas no Operador de Sonda, tínhamos quatro mulheres. Que lugar de mulher é onde ela quer.”

O diretor comentou ainda sobre a carência de mão de obra qualificada em setores como panificação, refrigeração e construção civil. “Quando se perde um confeiteiro ou padeiro, que vai colocar o próprio negócio, temos dificuldade de substituir. Esse pensamento foi o que nos levou a fazer essa parceria com o Senai.”

Gerson citou também o funcionamento do painel de empregos e da Sala do Empreendedor, parceria com o Sebrae, informando que a secretaria dispõe de mais de 150 vagas abertas em diversas áreas. Sobre a ausência de trabalhadores em algumas vagas formais, ele pontuou: “Algumas pessoas culpam aos auxílios. Eu acho que quem quer ser bom é quem realmente está precisando.”

Camelódromo e Vuco-Vuco

Na área de infraestrutura comercial, Gerson confirmou o andamento da entrega do camelódromo, próximo ao centro de Mossoró. “Não é apenas tirar o vendedor ambulante das ruas, é dar dignidade. Hoje, ele vai ser colocado em um local digno, coberto, com segurança, banheiro, energia e monitoramento.” Ele explicou que o espaço foi planejado para comportar as mercadorias diárias, com boxes fechados e segurança. “O melhor é o olhar deles, saber que estão saindo das ruas para um lugar com dignidade.”

Ele informou ainda que a reforma do mercado Vucu-Vucu está em fase final, com a prefeitura apurando os motivos de boxes fechados. “Se está fechado é porque a pessoa não precisa. Se não precisa, tem que dar vez a outro.” Sobre o movimento no local, relatou: “No domingo, inclusive, os boxes não dão conta. A rua praticamente lota.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.