Voepass anuncia demissões um mês após suspensão total de voos pela Anac


Operação da companhia aérea foi suspensa em março após Agência Nacional de Aviação Civil identificar irregularidades. Número de desligamentos não foi informado. Aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Por meio de comunicado assinado pelo presidente José Luiz Felício Filho aos funcionários, a Voepass Linhas Aéreas anunciou nesta segunda-feira (14) a demissão de parte da equipe, incluindo tripulação, aeroportuários e pessoas de áreas de apoio. O número de desligamentos não foi informado pela empresa.
Felício Filho atribui a decisão à suspensão total dos voos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde março deste ano.
“Este é um reflexo do impacto dos acontecimentos recentes sobre nossa empresa. Como todos sabem, a suspensão temporária de nossas operações afetou profundamente nossa capacidade financeira, que já vinha fragilizada em decorrência da redução da nossa malha aérea após o acidente de agosto do ano passado”, afirma o presidente.
Operações suspensas e crise agravada
A decisão da Anac de suspender as operações da Voepass ocorreu em virtude de uma operação para fiscalizar as instalações da companhia. Segundo o órgão, a empresa, que recentemente anunciou uma reestruturação financeira, não conseguiu “solucionar irregularidades identificadas”.
Essa auditoria foi iniciada depois do desastre aéreo que matou 62 pessoas em agosto de 2024 em Vinhedo (SP).
Ainda em março, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu, em caráter liminar, a decisão que obriga a Latam a pagar R$ 34,7 milhões à companhia. O valor é referente ao contrato do sistema codeshare, que consiste na venda de passagens áreas pela Latam para voos operados pela Voepass.
Em fevereiro deste ano, a Justiça de Ribeirão Preto (SP) havia dado prazo de cinco dias à Latam para depositar em juízo o valor, que, segundo a Voepass, estava atrasado.
A Voepass Linhas Aéreas informou que o pagamento da dívida referente ao contrato de parceria operacional com a Latam foi solicitado no âmbito da tutela preparatória impetrada pela companhia e deferida pela Justiça em fevereiro.
Esta matéria está em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.