Conhecido por protagonizar blockbusters como “Transformers”, o ator Josh Duhamel pretende passar seu tempo livre cada vez mais distante dos holofotes de Hollywood. Aos 52 anos, ele trocou o glamour da Califórnia por uma vida simples, isolada e profundamente conectada à natureza em uma cabana no meio dos bosques de Minnesota.
Em entrevistas recentes à revista “Parade” e ao programa “In depth with Graham Bensinger”, o ator, que em breve vai estrear na série “Ransom Canyon”, abriu as portas para sua casa e falou sobre seu estilo de vida alternativo, que mistura nostalgia, paternidade e até um toque de preparação para o fim do mundo.
“Parte do motivo pelo qual construí meu lugar em Minnesota, bem no meio da floresta, é porque ele está longe de tudo”, disse Duhamel.
E ele não exagera: o supermercado mais próximo fica a 64 km de distância. Lá, segundo ele, a rotina gira em torno de cuidar dos outros, criar memórias com a família e aproveitar a vida sem distrações tecnológicas.
Essa escolha radical vem sendo cultivada há 15 anos, desde que o ator comprou um terreno de 48 mil metros quadrados à beira de um lago. Ele chegou a lavar louça no lago antes de ter todas as comodidades necessárias.
De lá para cá, transformou o espaço em um verdadeiro paraíso rústico, com duas cabanas, sauna a lenha, poços artesianos e até uma latrina funcional: única opção sanitária nos primeiros anos. Tudo feito com as próprias mãos ou com ajuda de amigos e vizinhos.
“É um lugar onde a minha alma se sente em casa”, define.
Mas o refúgio não é apenas uma fuga do estresse urbano. Duhamel admite ser uma daquelas pessoas que se preparam para possíveis colapsos sociais, desastres naturais ou crises globais. Além dos poços, ele instalou hortas, “food plots” com plantas que atraem animais para caça e está aprendendo habilidades de sobrevivência.
“Eu nunca cacei crescendo, mas senti que precisava aprender. Vai que um dia isso se torna necessário”, afirmou.
Essa mentalidade é alimentada por uma visão crítica sobre a dependência tecnológica da sociedade moderna.
“A gente perde o celular e já entra em pânico”, comentou ele, completando: “Quero ter um lugar para onde ir até que tudo volte ao normal — se é que vai voltar.”
Apesar da pegada de preparação para o fim do mundo, a motivação principal é mais emocional do que apocalíptica. Duhamel, que tem dois filhos — Axl, de 11 anos, fruto do casamento com Fergie, e o pequeno Shepherd, nascido em 2024 de sua união com Audra Mari —, quer deixar um legado.
“Meu filho vai se lembrar desse lugar para sempre. Quando está lá, ele não está no iPad. Está no barco comigo, jogando futebol na praia ou explorando a floresta”, conta ele, completando: “Quero que eles tenham isso. Não é sobre luxo, é sobre família.”
Para quem cresceu na zona rural de Dakota do Norte, como ele e a esposa Audra, o cenário bucólico não é estranho. Pelo contrário: é familiar.
“Audra é perfeita para mim. Nós dois temos raízes muito profundas na vida simples”, disse, ao explicar o vínculo especial do casal com o estilo de vida que estão construindo juntos.
Hoje, a cabana original — que já abrigou até carcaças de guaxinins — está reformada. O espaço ganhou até um apelido para os momentos mais descontraídos: “Duhamel’s Dive”, onde ele assiste a jogos, ouve música e relaxa com amigos. Uma espécie de pub improvisado à beira do lago.
“Eu gasto meu dinheiro com tratores, não com Ferraris. Isso aqui me traz alegria de verdade”, finaliza ele.
Veja o tour no vídeo: