Ação do Paranaguá Mais Cores na passarela da Ilha dos Valadares será aberta à população

Os preparativos para a ação do “Paranaguá Mais Cores” na passarela da Ilha dos Valadares seguem a “todo vapor”. Na quinta-feira, 10, a Portos do Paraná realizou a limpeza da estrutura para possibilitar a futura intervenção artística que será denominada de “Projeto Andada”, trazendo à ponte diversas cores e elementos caiçaras, algo que ocorrerá em 1.º de maio, das 9h às 19h. Esta será o terceiro mutirão feito em 2025, com os dois outros realizados na Escadaria da Copel e no Caranguejo da Rodoviária. 

A ação será aberta à população, trazendo a possibilidade de cada cidadão fazer parte da autoria da obra que impulsiona a cultura e o turismo de Paranaguá. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Paranaguá por meio das secretarias municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

“A expectativa é cumprir dentro do cronograma essa arte aí com o envolvimento, com a adesão da população, todo mundo se divertindo e contribuindo, tomando para si esse projeto, essa arte que vai ser executada e a data de 1º de maio. É algo bem representativo, porque é a ponta que liga a ilha ao continente, à cidade e fundamentalmente por pessoas trabalhadoras que se deslocam até o Porto, até o comércio de Paranaguá para trabalhar. Isso que foi bem legal de estar fazendo um feriado e também dar oportunidade de mais pessoas participarem por ser feriado”, afirma um dos idealizadores do Paranaguá Mais Cores, João Ricardo Guimarães.

Segundo João, a intervenção artística será no formato de mutirão. “Com isso as pessoas vão poder participar nesta obra na ponte, interagindo diariamente com este espaço. É inovador, porque não é muito comum a gente estar passando diariamente sobre a ponte e com arte. Então, eu acho que vai ficar esteticamente bem agradável, ao invés de você caminhar só num chão, assim, sem cor, sem vida, você irá passar por elementos que dizem respeito à sua vida, à sua ancestralidade, ao seu território, ao seu meio ambiente. Então, eu acho que vai ressignificar esteticamente, principalmente, trazendo qualidade de vida, bem-estar, para as pessoas que caminham por ali, e acho que vai ser bem agradável”, completa.

  • Com arte e mutirão, “Paranaguá Mais Cores” revitaliza o Caranguejo da Rodoviária

Turismo

2 joao paranagua mais cores
“Vai ficar esteticamente bem agradável, ao invés de você caminhar só num chão, assim, sem cor, sem vida, você irá passar por elementos que dizem respeito a tua vida, à tua ancestralidade, ao teu território”, afirma João Ricardo Guimarães, um dos idealizadores do Paranaguá Mais Cores (Foto: Divulgação)

Outro ponto evidenciado pelo líder cultural é a questão turística aliado a elementos culturais caiçaras. “Eu acredito que a perspectiva, principalmente aérea, de tomada de imagem aérea e de vídeo, vai ficar bem interessante. Por exemplo, o uso de drones, quem faz tomada aérea de imagens vai ficar. Além de ter essa perspectiva do pedestre, do ciclista que vê e estará pisando no chão colorido, com arte, também as tomadas de imagem com drone acho que vai ficar bem bonito, vai valorizar muito a região, vai dar pra ser visto de centenas de metros, de dezenas de metros, de uma distância considerável”, acrescenta.

Empresas e pessoas podem colaborar com o projeto. “As empresas podem entrar em contato com a gente, não necessariamente só empresas que trabalham com tinta, com material de pintura, precisamos de diferentes itens quando estamos executando um projeto, que às vezes a pessoa pode ajudar, às vezes é um maquinário, às vezes é uma refeição, um transporte, enfim, são diversas coisas que precisamos para executar um projeto”, explica Guimarães.

“As pessoas podem entrar em contato para contribuir às empresas, e os cidadãos que quiserem participar, estaremos recebendo essas pessoas para dar a orientação necessária no dia e participar desse mutirão e executar essa grande intervenção artística na cidade”, ressalta João.

De acordo com a organização, crianças e adultos poderão participar do mutirão. A orientação é para que  se vistam com roupas confortáveis que possam ser manchadas. Válido ressaltar que as tintas utilizadas são à base de água. A iniciativa “Projeto Andada” é aprovada no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.