A professora Íris Caldas, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola, destacou a importância de proporcionar momentos como esse aos alunos. “Para eles, sair do espaço escolar e conhecer um ambiente novo é, acima de tudo, um momento de lazer e aprendizado”. A diretora da unidade, Rosiana Garcia, também ressaltou o impacto positivo da visita. “Eles estão muito animados com a possibilidade de conhecer um novo ambiente e vivenciar novas experiências.”A Escola Estadual Aldebaro Klautau tem se destacado por promover atividades que incentivam a inclusão e o desenvolvimento dos alunos PCD. Recentemente, a unidade foi totalmente reconstruída, passando a oferecer uma infraestrutura moderna e adequada para atender às necessidades de todos os estudantes.GRAESP REFORÇA PAPEL DE AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIALPara o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, abrir as portas da instituição em ações como essa é uma forma concreta de aproximar a sociedade da segurança pública e de promover o respeito à diversidade.”Nós abrimos as portas do Graesp a partir das parcerias com o grupo Mundo Azul, escolas e a sociedade, em geral, promovendo assim inclusão social e aproximando as crianças, adolescentes e adultos junto aos familiares das atividades que realizamos aqui. De uma forma lúdica e educativa, nós demonstramos como funciona o dia a dia, e ainda proporcionamos uma manhã de lazer e diversão para eles”, afirmou.A programação também contou com apresentações de aeronaves e demonstrações práticas, permitindo que os participantes conhecessem o interior dos veículos aéreos e tirassem fotos – experiência inédita para muitas famílias. Além disso, órgãos estaduais e municipais parceiros ofereceram orientações e serviços voltados ao cuidado com pessoas autistas.
EVENTO NO CALENDÁRIO ANUAL DA CORPORAÇÃOO delegado Fernando Marcolino, que atua no Graesp e coordenou a realização do evento, destacou a importância de tornar a iniciativa parte do calendário anual da corporação. “Temos uma parceria muito boa com o grupo Mundo Azul, e agora abrimos para que mais pessoas pudessem estar presentes, o que superou as nossas expectativas. Então já implantamos em nosso calendário anual para que no mês de abril este evento aconteça sempre. É possível graças ao interesse do governo, por meio da Segup, de acolher, aproximar e garantir a inclusão em uma manhã de diversão em nosso hangar, o que nos deixa muito felizes como funcionários do Graesp e da segurança pública”, afirmou.
RECEPTIVIDADE E CONTINUIDADEA administradora do Grupo Mundo Azul, Eduarda Coutinho, também comemorou a receptividade e a continuidade da ação. Ela lembrou que o mês de abril costuma ser marcado por várias atividades voltadas aos cuidadores e às crianças, mas destacou a singularidade do evento promovido pelo Graesp.“Desde o ano passado eles abriram as portas e isso é muito importante. Afinal, nem todos conseguem chegar perto de um jato, um helicóptero. Às vezes, não é acessível a um adulto e muito menos para as crianças, adolescentes autistas. E, aqui, além deles conhecerem, tem todo um acolhimento no evento. Além disso, o evento é um atendimento voltado para toda a família e diante de qualquer dificuldade que eles possam ter, não serão julgados e sim acolhidos e incluídos nas ações”, enfatizou.
Além das atividades recreativas, o público pôde conhecer animais silvestres da exposição do Centro Amazônico de Herpetologia e interagir com cães treinados do Canil da Guarda Municipal. A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), também exibiu armamentos e equipamentos, enquanto a Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência (DPPD) levou orientações sobre direitos e acesso a serviços.
A Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Neuropediatria da Universidade do Estado do Pará (Latonep) montou três estações com atividades específicas para o desenvolvimento infantil, como circuitos psicomotores, jogos de lógica e oficinas de coordenação motora.DIAGNÓSTICO PRECOCERepresentando o poder público municipal, a Superintendência da Primeira Infância do Gabinete da Prefeitura de Belém também esteve presente, com orientações sobre diagnóstico precoce e o uso do questionário M-CHAT como ferramenta de rastreio de sinais precoces de autismo, aliado à carteira de vacinação.SENTIMENTO DE PERTENCIMENTOEntre as muitas famílias presentes, a emoção e o sentimento de pertencimento foram marcantes. Ana Cristina Palheta, mãe do pequeno Felipe, de oito anos, participou pela segunda vez da ação e compartilhou sua percepção sobre a importância de iniciativas como essa.”A inclusão é importante, um momento em que nossos filhos não ficam de fora”, declarou. “Como mãe é muito gratificante, pois a gente sabe que a inclusão é muito importante e é um momento que nossos filhos não ficam de fora. Então nós sabemos que em abril tem muitos eventos e aqui meu filho ficou muito à vontade, mas reforçamos que em todos os lugares, não só em abril, eles precisam estar incluídos com a sociedade. Só o fato do Graesp abrir as portas para nós já demonstra o cuidado e acolhimento”, completou.