O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi fotografado durante o voo para Brasília, sorrindo, conectado a equipamentos médicos e fazendo o gesto de um coração com as mãos.
Ele foi transferido em uma UTI aérea por volta das 19h deste sábado 12, após ter sido hospitalizado em Natal na sexta-feira 11, à tarde, com dores abdominais. Em Brasília, Bolsonaro deverá ser submetido a uma nova cirurgia.
O ex-mandatário chegou à capital federal por volta das 21h30 e foi levado ao Hospital DF Star aproximadamente às 22h.
Durante uma agenda no Rio Grande do Norte, Bolsonaro visitaria diversos municípios e obras financiadas pelo governo federal durante seu mandato. No entanto, passou mal ainda na manhã de sexta-feira, enquanto estava em Tangará, cidade localizada a cerca de 90 km de Natal. Ele foi rapidamente levado de carro até o Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, onde foi estabilizado.
Após os primeiros cuidados, foi transportado de ambulância até o estádio municipal de Santa Cruz e, de lá, transferido de helicóptero, operado pela Secretaria de Segurança Pública do estado, para o Hospital Rio Grande, em Natal.
Pelo X (antigo Twitter), Bolsonaro compartilhou que os médicos identificaram uma complicação no intestino delgado, que pode ter causado o mal-estar. Segundo ele, isso seria um efeito colateral das diversas cirurgias às quais foi submetido após o atentado a faca durante a campanha presidencial de 2018 — episódio que já resultou em pelo menos cinco intervenções cirúrgicas.
“Depois de tantos episódios parecidos nos últimos anos, acabei me acostumando com a dor e o desconforto. Mas, desta vez, até os médicos se surpreenderam. O Dr. Claudio Birolini disse que este foi o quadro mais grave desde o atentado de 2018. Estou estável, em recuperação, e cercado novamente por profissionais capacitados, aos quais sou muito grato”, escreveu.
Atualização médica
O boletim mais recente, divulgado às 11h deste sábado 12 pela equipe do Hospital Rio Grande, aponta que Bolsonaro apresentou evolução estável nas últimas 24 horas e teve uma noite de sono tranquila.
“Está com ótimo estado de humor, apresenta melhora na distensão abdominal e segue sem necessidade de medicamentos para dor. Todos os sinais vitais e exames permanecem dentro da normalidade, sem complicações clínicas até o momento”, informou o boletim.
O ex-presidente continua recebendo hidratação por via venosa, utilizando cateter central, além de nutrição parenteral. Ele segue com a antibioticoterapia previamente iniciada, permanece com sonda nasogástrica aberta e utiliza regularmente os demais medicamentos prescritos.