O prefeito de Assú, Lula Soares (Republicanos), apresentou nesta sexta-feira 12, um balanço dos primeiros 100 dias de gestão, com avanços em obras, saúde, educação e assistência social. Entre as ações estão a construção de um novo abatedouro público, a liberação de uma creche, a reforma da Praça do Recanto da Criança e a construção de 150 casas populares no Paraty 2000.
“Assú está avançando. Mesmo com tantos desafios, já conseguimos fazer muito”, afirmou. Ele citou a assinatura de contratos para o novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), a unidade básica de saúde (UBS) Nova Esperança e o cemitério Irmã Lindalva, além de dez novas salas de aula no Centro Educacional Dr. Pedro Amorim (CEPA).
Na assistência social, mais de 100 mulheres receberam auxílio natalidade, totalizando R$ 41 mil em investimentos. O programa Bolsa Educação beneficia 400 estudantes, e o Vale Cidadão atende quase cinco mil famílias mensalmente.
“Na educação, convocamos mais de 90 professores e investimos em mobiliário e fardamento novo, que será entregue ainda neste semestre. Nossos professores participaram de formações, escolas passaram por manutenções e o ensino em tempo integral já chega a quase 500 alunos “, disse Lula.
Na saúde, o município ampliou especialidades médicas com ultrassonografia, pequenas cirurgias e ampliou os atendimentos com nutricionistas, enfermagem, psicólogos e assistente social, realizou mais de 500 exames de alta complexidade e distribuiu 138 mil medicamentos. “Nossas crianças continuam nascendo em Assú, e agora temos exames laboratoriais agendados direto na UBS”, afirmou o prefeito.
Ele citou ainda os avanços na economia, com a inauguração da Casa do Artesão e a Sala do Empreendedor, com retomada de empréstimos sem juros. No turismo, será iniciado um inventário para modernizar a gestão. “No meio ambiente, conseguimos garantir que não haverá ampliação de reservas sem diálogo com a população”, afirmou.
Lula Soares também mencionou a isenção de taxas para mais de 2,2 mil microempreendedores e a redução da alíquota da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) de 14% para 11%. ” Foram 100 dias de muito trabalho, 100 dias de compromisso com o povo. Trabalhamos com responsabilidade, planejamento e amor por Assú. Isso é só o começo”, concluiu.