Entidade de Matriz Africana emite nota de apoio ao Acampamento Terra Livre

Os membros da Executiva Nacional do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana – FONSANPOTMA, estão presentes nas atividades do Acampamento Terra Livre – ATL e presenciaram na tarde da última quinta-feira (10), as agressões sofridas pelos Povos Originários Indígenas e à Deputada Federal Célia Xakriabá do PSOL de Minas Geral.

Povos de Matriz Africana e Povos Indígenas, compactuam de pautas importes e necessárias para os demais Povos e Comunidades Tradicionais e agressões com qualquer segmento tradicional atinge todos os 28 segmentos do Brasil.

Nós que somos da Agencia de Noticias das favelas – ANF, repudiamos toda e qualquer agressão e violência contra grupos tradicionais e populares das lutas por direitos humanos.

Segue a Nota do FONSANPOTMA

O Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, vem a publico
manifestar, profunda solidariedade aos Povos Originários Indígenas, participantes do Acampamento Terra Livre - ATL e à Deputada Federal Célia Xakriabá - PSOL-MG. 

Diante da violência sofrida por parte da Polícia Legislativa do Congresso Federal. É inaceitável e preocupante o uso da força dos poderes do estado contra manifestações pacíficas e legítimas, especialmente aquelas que buscam a defesa dos direitos dos Povos Tradicionais Originários Indígenas e demais Povos e Comunidades Tradicionais. 

Direitos esses garantidos por Tratados Internacionais, Convenções, Leis Internacionais e, principalmente, pela Carta Magna, a nossa Constituição Federal. A atuação truculenta da polícia, relatada por diversas fontes e vídeos nas redes sociais, configura uma grave violação dos direitos humanos e democráticos. 

O Acampamento Terra Livre - ATL é um espaço fundamental de diálogo, resistência e luta pelos direitos originários, pela demarcação de terras, pela preservação ambiental e pelo futuro dos Povos Tradicionais Originários Indígenas no Brasil. 

A Deputada Federal Célia Xakriabá - PSOL-MG, legítima representante dos Indígenas no Congresso Nacional, tem sido uma voz firme e essencial nessa luta. Repudiamos veementemente qualquer forma de violência e intimidação contra os participantes do acampamento, como também à deputada. 

Exigimos que os fatos sejam apurados com o rigor da lei e que os responsáveis por essa violência sejam devidamente responsabilizados e criminalizados. Nos unimos às vozes que clamam por respeito, justiça e pelo reconhecimento dos direitos dos Povos Tradicionais Originários Indígenas e demais Povos e Comunidades Tradicionais. 

Seguimos vigilantes e solidários na defesa de suas causas, das nossas causas. 

Assinam essa carta de solidariedade e manifesto, membros da Executiva Nacional do FONSANPOTMA. 

Brasília, 11 de abril de 2025.

O post Entidade de Matriz Africana emite nota de apoio ao Acampamento Terra Livre apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.