Iniciativa de Bento Gonçalves para cortar Bolsa Família se espalha pelo RS e governo federal reage

Um movimento iniciado em Bento Gonçalves vem ganhando força entre prefeituras e entidades empresariais do Rio Grande do Sul com o objetivo de reduzir o número de beneficiários do Bolsa Família. A principal justificativa é de que o programa, em seu formato atual, dificultaria o preenchimento de vagas no mercado de trabalho e apresentaria falhas nos cadastros.

A iniciativa prevê revisões nos cadastros, visitas domiciliares e encaminhamento de pessoas em idade laboral para oportunidades de emprego. O movimento já conta com o apoio de prefeitos da Serra Gaúcha, da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul) e de diversas associações comerciais. Estima-se que ao menos 30 municípios participem da ação.

Apesar de o programa ser federal, o cadastramento é responsabilidade dos municípios. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no entanto, criticou a mobilização, afirmando que ela é baseada em preconceitos e campanhas de desinformação. A pasta ressaltou que o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda condicionada do mundo e uma referência internacional no combate à pobreza. Segundo o governo, além de garantir renda, o programa integra políticas públicas e facilita o acesso a direitos básicos como saúde, educação e moradia.

O MDS também defende que o programa permite a ascensão econômica e a quebra do ciclo da pobreza entre gerações. Destacou ainda que o Bolsa Família não desestimula o trabalho e que existe uma regra de proteção que garante a continuidade parcial do benefício para famílias que aumentem a renda, permitindo que continuem recebendo metade do valor por até dois anos.

Santa Clara do Sul tem menor proporção de beneficiários do Bolsa Família no Vale; Taquari lidera

The post Iniciativa de Bento Gonçalves para cortar Bolsa Família se espalha pelo RS e governo federal reage appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.