Fórum das Entidades apresenta empresa realizar estudo técnico sobre o sistema de água e saneamento de Lajeado

Lideranças reuniram-se na prefeitura para analisar proposta de estudo em Lajeado

Lideranças do Fórum das Entidades de Lajeado (FEL), a prefeita Gláucia Schumacher e o vice-prefeito Guilherme Cé mantiveram na tarde desta quinta (10) reunião com profissional de empresa especializada que poderá conduzir estudo técnico sobre o status do atual serviço prestado pela Corsan/Aegea nas áreas de fornecimento de água e serviço de saneamento ao município. Ao final da reunião, a prefeita solicitou que a proposta apresentada seja analisada pela Procuradoria Jurídica para a possível contratação do estudo pelo município.

O vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Eduardo Brancher Gravina, enfatizou que o objetivo do FEL é de que a prefeitura tenha os dados completos para melhor decisão com relação à estratégica questão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas próximas décadas.

O diretor técnico da empresa Azimute San, César Arenhart, explica que o estudo a ser desenvolvido prevê a identificação e o oferecimento à prefeitura de subsídios e alternativas técnico-operacionais, econômico-financeiras, ambientais e jurídicas para que o Executivo tenha condições de avaliar com precisão a realidade do atual serviço prestado pela concessionária Corsan/Aegea ao município.

Cenários para decidir

Com a possível aprovação da proposta, a empresa Azimute San poderá aprofundar os estudos para identificar os elementos técnicos, operacionais, econômicos, ambientais e jurídicos para a prefeitura poder decidir. “A partir desse levantamento, com previsão de ser realizado em 45 dias, apresentaremos os cenários para decisão”, adianta Arenhart.

Também participando da reunião, o diretor de Infraestrutura da Acil, Nilto Scapin, comparou que o impacto financeiro dos valores de tarifas de água a serem pagos pela população de Lajeado nas próximas décadas pode ser cinco vezes maior do que os valores que serão dispendidos em pagamento de pedágios para circular nas rodovias da região.

O diretor técnico da Azimute San é engenheiro sanitarista com 38 anos de experiência na área de saneamento. “Vamos apresentar dados para que a prefeitura possa decidir pelo melhor serviço e com menor tarifa”, destaca.

Além de Gravina e Nilto, participaram da reunião representando o FEL os presidentes da CDL Lajeado, Giselda Hahn; da OAB Lajeado, Ronaldo Eckhardt; e da Alsepro, Dieres Martins, e o gerente da Acil, Antonio Juarez.

The post Fórum das Entidades apresenta empresa realizar estudo técnico sobre o sistema de água e saneamento de Lajeado appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.