Bombeiros e PM salvam 3 crianças por dia de engasgo em SP; casos aumentam 57% em 2024

Somente neste ano, 188 ocorrências foram atendidas; treinamento de pais durante ligações de emergência ajuda a salvar vidas

Chamados dessa natureza são comuns no Copom e no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom). Somente em 2024, as equipes atenderam 1,2 mil ocorrências de desengasgos de bebês e crianças em todo o estado de São Paulo, por meio dos números de emergência 190 e 193.

“São números impressionantes que demonstram a confiança da população no trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Eles são verdadeiros heróis”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. O dado mostra que, em média, três bebês ou crianças foram salvos por dia em ocorrências de desengasgo no estado.

Na comparação com 2023, que registrou 760 ocorrências no período, houve um aumento de 57% no número de ligações. Só nos dois primeiros meses deste ano, 188 solicitações foram atendidas. O caso da Luísa aconteceu em 25 de março. Mesmo após a data, a mãe comentou que a bebê já sofreu outros engasgos, mas sempre sabe a quem recorrer quando acontece.

Desengasgo

Alguns desengasgos são realizados durante a ligação pelos próprios pais da criança apenas com a orientação dos policiais, que são capacitados em treinamentos no Copom e no Cobom para auxiliar as vítimas, o que abrange recém-nascidos e até adultos. Além de manter a calma, o ideal é que enquanto uma pessoa recebe a orientação do policial, a outra realize os procedimentos.

Leia a notícia Bombeiros e PM salvam 3 crianças por dia de engasgo em SP; casos aumentam 57% em 2024 em Jornal Cidade RC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.